Emergência de um modelo de educação como prática de resistência à discriminação e à opressão da diversidade cultural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644471893

Palavras-chave:

Educação, Teorias hegemônicas, Perspectiva decolonial

Resumo

O presente artigo objetiva refletir acerca das concepções pedagógicas que nortearam a educação brasileira durante séculos. Para tanto, são analisadas as teorias tradicionais hegemônicas de base eurocêntrica, tais como: a Teoria Tradicional Católica, a Teoria Tradicional Leiga, a Escola Nova e a Educação Tecnicista. Elaborado por meio de pesquisa bibliográfica exploratória, este estudo é construído a partir de uma perspectiva crítica com base nas seguintes categorias teóricas: Estado Monista, Concepções Hegemônicas de Educação, Estado Pluralista, Perspectiva Decolonial, Interculturalidade, Diversidade Cultural e Educação Decolonial. Constatou-se que as práticas pedagógicas pautadas em valores eurocêntricos historicamente não reconheciam a diversidade e as diferenças culturais presentes no espaço escolar e na sociedade em geral. Assim, negros, indígenas, mulheres, entre outros segmentos sociais, têm sido discriminados e colocados à margem das decisões e dos espaços democráticos. Portanto, esta produção teórico-científica defende e propõe a adoção de um modelo educacional baseado na Perspectiva Decolonial com vistas a enfrentar essa situação em que as injustiças e desigualdades sociais se manifestam na pobreza, racismo, sexismo e outras formas de opressão e violência. Além disso, argumenta-se que a educação é a ferramenta mais adequada para enfrentar as ameaças que vêm sendo levantadas nos últimos anos em relação ao respeito e aceitação da diversidade e das diferenças culturais que permeiam a sociedade brasileira.

Biografia do Autor

Elizandra Iop, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de São Paulo – Unicamp - Universidade do Contestado – UnC. Doutoranda em Sociedade, Cultura e Fronteiras - Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE e Professora da Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc.

Sergio Paulo de Oliveira, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestre em Políticas Públicas e Desenvolvimento - Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA.  Doutorando em Sociedade, Cultura e Fronteiras - Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE. 

Claudio Luiz Orço, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Doutor em Educação pela UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em História pela Universidade de Passo Fundo/RS. Mestre em Educação pelo IPLAC – Instituto Pedagógico Latinoamericano e Caribeño de Cuba/Reconhecido pela UPF – Universidade de Passo Fundo/RS e Professor da Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc

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Publicado

2024-03-05

Como Citar

Iop, E., Oliveira, S. P. de, & Orço, C. L. (2024). Emergência de um modelo de educação como prática de resistência à discriminação e à opressão da diversidade cultural. Educação, 49(1), e53/1–25. https://doi.org/10.5902/1984644471893