A Educação Física na Educação Infantil no cenário da pós-graduação: as práticas de escrita no contexto da formação continuada com professores
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644470595Palabras clave:
Formação Continuada, Educação Física, Educação InfantilResumen
O processo de formação continuada de professores é um tema recorrente nas pesquisas educacionais, contudo, nas últimas décadas, percebemos um aumento das produções na pós-graduação voltadas para o cenário da Educação Física na Educação Infantil. Identificamos que as práticas de escrita dos docentes não são evidenciadas, tampouco suas autorias. Destarte, objetivamos analisar a produção acadêmica sobre as práticas de escrita na formação continuada com os professores de Educação Física da Educação Infantil. Esta é uma pesquisa bibliográfica, do tipo estado do conhecimento, que mobilizou como fonte de dados os trabalhos disponíveis no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (capes), sem recorte temporal. Os resultados foram organizados em três categorias: 1) A formação continuada na primeira etapa da Educação Básica; 2) Os processos de escrita empregados na formação continuada; e 3) Os contextos da Educação Física na Educação Infantil: o currículo localizado e sua dinâmica curricular. Concluímos que a formação continuada é um tema recorrente, todavia, o recorte desejado das práticas de escrita docente no contexto da Educação Infantil possui pouca representatividade nas pesquisas encontradas na área da Educação Física. Constatamos que há uma valorização do instrumento diário de aula, bem como da utilização do registro docente das práticas pedagógicas para subsidiar os processos de formação continuada, contudo, esse fazer escriturístico dos professores não rompe com os muros escolares, caracterizando-os como consumidores e não produtores de conhecimentos.
Citas
ALMEIDA, Benedita. A escrita na formação continuada de professoras alfabetizadoras: práticas de autoria. 2007. 252 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.
ANJOS, Aline Rodrigues Oliveira dos. O percurso da educação física na educação infantil no município de Vitória (ES). 2009. 139 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2009.
ASSEF, Aline Ester de Carvalho. A identificação do sujeito-professor com a escrita: sentidos em (dis)curso. 2014. 139 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Petro, 2014.
BAGOLIN, Eduardo Ilha. “Escrever para quê?” A escrita como dispositivo formativo de docentes: dificuldades e possibilidades para com o escrever. 2009. 137 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2009.
BARBOSA, Raquel Firmino Magalhães; MARTINS, Rodrigo Lema Del Rio; MELLO, André da Silva. A Educação Infantil na Base Nacional Comum Curricular: avanços e retrocessos. Movimento, Niterói, ano 6, n. 10, p. 147-172, jan./jun. 2019. Disponível em: https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32667/18810. Acesso em: 04 jun. 2022.
BARTHOLOMEU, Fabiana. Uma experiência de formação continuada: o papel do coordenador pedagógico e do registro reflexivo na formação de professores de educação infantil. 2016. 115 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.
BENÍCIO, Miliane Nogueira Magalhães. Escrita e processos de letramento: construindo inter-relações entre conhecimento sistematizado e práticas sociais letradas. 2007. 219 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
BLOCH, Marc Leopold Benjamin. Apologia da história ou o ofício de historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996. Brasília: Ministério da Educação, 1996.
BRASIL. Lei nº 11.274, 6 de fevereiro de 2006. Brasília: Diário Oficial da União, 2006.
BRASIL. Emenda Constitucional nº 59, de 11 de novembro de 2009. Brasília: Diário Oficial da União, 2009.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010.
CARVALHO, Alexandre Freitas de. Professores do ensino infantil, práticas corporais e a inclusão de crianças com necessidades especiais em um município do estado do Tocantins. 2015. 156 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, 2015.
CERTEAU, M. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 2012.
CERTEAU, M. A Escrita da história. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2020.
CHAVES, Edlane de Freitas. A relação entre a formação continuada e as práticas pedagógicas na perspectiva de professoras da educação infantil em um município do Ceará. 2015. 166 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Fortaleza, 2015.
CÔCO, Valdete. A dimensão formadora das práticas de escrita de professores. Curitiba: CRV, 2014.
CÔCO, Valdete. A dimensão formadora das práticas de escrita de professores. 2006. 262 f. Tese (Doutorado em Linguagem, Subjetividade e Cultura) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, 2006.
CREPALDI, Marina Donato. Formação continuada e o trabalho com dança no ensino infantil em uma cidade do interior de São Paulo. 2014. 113 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade Metodista de Piracicaba, São Paulo, 2014.
CRUZ JUNIOR, Antônio Fernandes da. A produção acadêmica sobre a formação continuada de professores de educação física. 2010. 188 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2010.
DUARTE, Leonardo de Carvalho; NEIRA, Marcos Garcia. Educação física na educação infantil: um balanço das dissertações e teses da última década. Revista Didática Sistêmica, Rio Grande, v. 23, n. 1, p. 16-34, jan., 2021. Disponível em: https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/12886. Acesso em: 04 jun. 2022.
FELIX, Romeu Pereira. Educação física na educação infantil: a configuração da prática docente no município de Campos de Júlio, MT. 2020. 134 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Programa de Pós-graduação em Educação Física, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2020.
FERNANDES, Mônica Pinheiro. Formação Continuada de Professores: redes de fios dialógicos tecida pela escrita. 2005. 140 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.
FERREIRA, Maísa. As diretrizes curriculares de Campinas para a educação infantil e o governo dos corpos in(fala)ntes. 2020. 111 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2020.
FRANCELINO, Kênia dos Santos. A docência em educação física na educação infantil: a (re)construção de práticas de formação continuada. 2010. 105 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2010.
FRANZÉ, Fernanda Pastori. A formação continuada de professores e a ressignificação dos conhecimentos nas práticas pedagógicas: a ioga na educação infantil. 2019. 150 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Motricidade) – Programa de Pós-Graduação em Ciências da Motricidade, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2019.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança. 9. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 54. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.
FUERTES, Silvia Helena Mihok. Experiências literárias na primeira infância: caminhos possíveis para a formação de professores. 2017. 130 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.
GARCÍA, Carlos Marcelo. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto, 1999.
GARCIA, Roseli Gonçalves Ribeiro Martins. Escrita, formação docente e trabalho pedagógico: análise de uma ação de formação continuada de educadores infantis. 2007. 144 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Sorocaba, Sorocaba, 2007.
GINZBURG, Carlo. Fronteiras do Pensamento. Conferência: “História na era Google”. Porto Alegre: RS. 29 nov. 2010. Youtube. 10 mar. 2011. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=wSSHNqAbd7E. Acesso em: 04 jun. 2022.
GRANDIN, Luciane Aparecida. As representações sociais no processo de Formação docente em serviço: um estudo com memoriais de formação. 2008. 121 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, 2008.
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
IMBERNÓN, Francisco. Formação Permanente do professorado: novas tendências. São Paulo: Cortez Editora, 2009.
IMBERNÓN, Francisco. Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed, 2010.
LETA, Maria Masello. Relações de professores com a escrita: um estudo em duas escolas de formação. 2002. 219 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2002.
LIMA, Silvia Bandeira da Silva. A educação física nos centros municipais de educação infantil de Maringá: avanços a partir da Lei Municipal N° 8392/2009. 2013. 126 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Programa Pós-Graduação Associado, Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Londrina, Maringá, 2013.
LINO, Renata de Moraes. Brincadeiras e histórias na educação infantil: ações pedagógicas integradas e interdisciplinares no programa “Educação com Movimento” do Distrito Federal. 2020. 187 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
LUCCA JUNIOR, Julio Cesar de. Perspectivas docentes sobre o ensino da Educação Física na educação infantil. 2020. 77 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física) – Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020.
LUCIO, Gessica Adriana de Carvalho. Experiências vividas no ensino e subjetividades imanentes configurando o perfil dos professores de Educação Física da educação Infantil nas escolas municipais de Cuiabá-MT. 2017. 206 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Programa de Pós-graduação em Educação Física, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2017.
MACHADO, Ilze Maria Coelho. Organização do trabalho pedagógico de professoras da educação infantil: evidências nos registros escritos. 2009. 190 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, 2009.
MACHADO, Valesca Felix. Educação física, educação infantil e inclusão: repercussões da formação inicial. 2019. 88 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Programa de Pós-graduação em Educação Física, Centro de Educação Física e Desportos, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2019.
MARCHIORI, Alexandre Freitas; TRINDADE, Laura Helmer; MELLO, André da Silva. As práticas de escrita na formação continuada de professores que atuam na educação infantil. Research, Society and Development, v. 9, n. 7, p. 1-31, e299973841, maio 2020. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3841. Acesso em: 04 jun. 2022.
MARTINS, Rodrigo Lema Del Rio. O Pibid e a formação docente em Educação Física para a Educação Infantil. 2015. 167 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2015.
MARTINS, Rodrigo Lema Del Rio. O lugar da educação física na educação infantil. 2018. 211 f. Tese (Doutorado em Educação Física) – Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2018.
MARTINS, Rodrigo Lema Del Rio; SCOTTA, Bianca Andreatta; MELLO, André da Silva. Pibid, Educação Infantil e Educação Física: práticas pedagógicas centradas nas crianças. Nuances, Presidente Prudente, v. 27, n. 1, p. 46-66, jan./abr. 2016. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/viewFile/3967/3314. Acesso em: 04 jun. 2022.
MASSARO, Munique. Formação continuada do professor de educação infantil no contexto de sistemas de comunicação suplementar e alternativa. 2016. 131 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, 2016.
MATOS, Nathalia Cristina. A formação continuada e suas contribuições ao professor de educação física da educação infantil de Florianópolis (SC). 2015. 111 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Florianópolis, 2015.
MELLO, André da Silva et al. Representações sociais sobre a Educação Física na Educação Infantil. Revista Educação Física/UEM (atual Journal of Physical Education), Maringá, v. 23, n. 3, p. 443-455, 3. trim. 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/refuem/a/vP5VxKLWvpHRyNcPtyQLfJK/?lang=pt https://www.scielo.br/j/refuem/a/vP5VxKLWvpHRyNcPtyQLfJK/?lang=pt. Acesso em: 04 jun. 2022.
MELLO, André da Silva et al. Educação Física na Educação Infantil: produção de saberes no cotidiano escolar. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Porto Alegre, v. 36, n. 2, p. 467- 484, abr./jun. 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbce/a/rqYKzXmqSR65H8M47gW3RtL/abstract/?lang=pt. Acesso em: 04 jun. 2022.
MELLO, André da Silva et al. A Educação Infantil na Base Nacional Comum Curricular: pressupostos e interfaces com a Educação Física. Motrivivência, Florianópolis, v. 28, n. 48, p. 130-149, set. 2016. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2016v28n48p130. Acesso em: 04 jun. 2022.
MELLO, André da Silva et al. Educação Física na Educação Infantil: do isolamento pedagógico à articulação com outras áreas do conhecimento. Kinesis, Santa Maria, v. 36, n. 3, p. 15-27, set./dez. 2018. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/33846. Acesso em: 04 jun. 2022.
MELLO, André da Silva et al. Por uma perspectiva pedagógica para a Educação Física com a Educação Infantil. Revista Humanidades e Inovação, Tocantins, v. 7, n. 10, p. 326-342, jun. 2020. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/2868. Acesso em: 04 jun. 2022.
MELLO, Maristela Barenco Correa de. Da morte do ‘General’ à busca ‘risomática’: o ato de escrever como possibilidade de emancipação – agenciamentos entre Cora Coralina, Gilles Deleuze e Félix Guattari. 2005. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.
MENDES, Maria Francisca. Narrativas de professoras em processo de formação (com)tinuada: de escrever as e inscrever-se nas práticas cotidianas. 2014. 451 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2014.
NÓVOA, António. Vidas de professores. 2. ed. Porto: Porto, 1995.
NÓVOA, António. Os professores e a sua formação. Lisboa: Nova Enciclopédia, 1997.
NÓVOA, António. Profissão Professor. Portugal: Porto Editora, 1999.
NÓVOA, António. Os lugares da teoria e os lugares da prática da profissionalidade docente. Revista Educação em Questão, Natal, v. 30, n. 16, p. 197-205, set./dez. 2007. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4430. Acesso em: 04 jun. 2022.
NÓVOA, António. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009.
NÓVOA, António. Os Professores e a sua Formação num Tempo de metamorfose da Escola. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 44, n. 3, p. 1-15, set. 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/DfM3JL685vPJryp4BSqyPZt/abstract/?lang=pt. Acesso em: 04 jun. 2022.
PERINI, Rosiléia. A educação física na educação infantil de Serra/ES: os saberes docentes e a prática pedagógica. 2016. 163 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Universidade Federal do Espírito Santo, 2016.
PINEDA, Thatiana Francelino Guedes. A formação docente em educação infantil no tatame educacional: ouvindo professoras do Município de Jandira (SP) sobre a formação continuada. 2010. 259 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de pós-Graduação em Educação, Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2010.
PINTO, Keila Santos. Desdobramentos das escritas de educadoras nos espaços de formação na escola. 2016. 190 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2016.
PIRAGIBE, Valentina. Formação continuada em educação física para professores de educação infantil: a técnica do diário de aula. 2006. 156 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.
RABELO, Viviani Darolt. O desafio da educação infantil: um olhar sobre a formação continuada. 2017. 222 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Universidade Federal de Mato Grosso, Mato Grosso, 2017.
REZER, Ricardo; SICHELERO, Junior Jonas. Formação continuada em Educação Física: algumas reflexões... Motrivivência, Florianópolis, v. 0, p. 25-40, jul., 2013. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2013v25n40p25. Acesso em: 4 jun. 2022.
SCARAMUSSA, Cristiane Joazeiro Borralho. Escrita docente: a constituição de um gênero discursivo na formação continuada de professores. 2008. 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação, Rio de Janeiro, 2008.
SHÖN, Donald A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2000.
SILVA, Glória Maria Ferreira Mendes da. As concepções de avaliação de textos escritos de professoras do ensino básico. 2009. 133 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Programa de Pós-Graduação em Linguística, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2009.
SILVA, Herlane Maria Teixeira. Sentidos de escrita na constituição da identidade profissional docente. 2012. 116 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Ciências da Educação, Universidade Regional de Blumenau, Blumenau, 2012.
SILVA, Maria de Jesus Assunção. Formação continuada de professores da educação infantil e suas relações com a reelaboração da prática docente. 2017. 202 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2017.
SOUZA, Aline Dezengrini de. Auto-formação e registro docente: a educação infantil como tempo e espaço de encontro. 2016. 103 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, 2016.
SOUZA, Mirvane Dias de. Educação Física na Educação Infantil e formação continuada: reflexões de professores e professoras. 2021. 160f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, 2021.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.
TARDIF, Maurice; MOSCOSO, Javier Nunez. A noção de “profissional reflexivo” na educação: atualidade, usos e limites. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 48, n. 168, p. 388-411, abr./jun. 2018. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/5271. Acesso em: 4 jun. 2022.
THOMAS, Jerry R.; NELSON, Jack K.; SILVERMAN, Stephen J. Métodos de pesquisa em atividade física [recurso eletrônico]. Tradução de Ricardo Demétrio de Souza Petersen. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2012.
VENTORIM, Silvana. A formação do professor pesquisador na produção científica dos Encontros Nacionais de Didática e prática de ensino: 1994-2000. 2005. 345 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2005.
ZEICHNER, Kenneth M. A formação reflexiva de professores: ideias e práticas. Lisboa: EDUCA, 1993.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Educación
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________