Educação Física na Educação Infantil: Do isolamento pedagógico à articulação com outras áreas do conhecimento

Autores

  • André da Silva Mello Professor de Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo.
  • Rodrigo Lema Del Rio Martins Doutorando em Educação Física na Universidade Federal do Espírito Santo. Professor da Universidade Federal do Tocantins
  • Renata Silva Jorge Mestra em Educação Física na Universidade Federal do Espírito Santo. Professora da Faculdade Multivix (ES)
  • Bethânia Alves Costa Zandomínegue Doutorando em Educação Física na Universidade Federal do Espírito Santo. Professora da Universidade Vila Velha (ES).

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316546433846

Palavras-chave:

Saberes Escolares, Infância, Projeto Pedagógico

Resumo

Analisa os desafios e as possibilidades para a mediação pedagógica da Educação Física (EF) em articulação com as diferentes áreas de conhecimento e profissionais que atuam na Educação Infantil (EI). Adota a pesquisa narrativa como metodologia. Os dados foram produzidos por meio de entrevistas semiestruturadas e falas espontâneas de 5 professores de EF. Os desafios identificados são a ausência de tempos/espaços formais para o planejamento coletivo e as representações das professoras regentes sobre a função da EF. Quanto às possibilidades, destaca-se o papel do Projeto Institucional, assim como o da pedagoga, na articulação de diferentes áreas do conhecimento e sujeitos.

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Biografia do Autor

André da Silva Mello, Professor de Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo.

Departamento de Ginástica da UFES. Líder do Grupo de Pesquisa NAIF (Núcleo de Aprendizagens com as Infâncias e seus Fazeres)

Rodrigo Lema Del Rio Martins, Doutorando em Educação Física na Universidade Federal do Espírito Santo. Professor da Universidade Federal do Tocantins

Professor no curso de Educação Física da UFT - campus Miracema. Vice-Líder do Grupo de Pesquisa NAIF (Núcleo de Aprendizagens com as Infâncias e seus Fazeres)

Renata Silva Jorge, Mestra em Educação Física na Universidade Federal do Espírito Santo. Professora da Faculdade Multivix (ES)

Professora do curso de Educação Física da Multivix - campus Serra/ES. Membro do Grupo de Pesquisa NAIF (Núcleo de Aprendizagens com as Infâncias e seus Fazeres).

Bethânia Alves Costa Zandomínegue, Doutorando em Educação Física na Universidade Federal do Espírito Santo. Professora da Universidade Vila Velha (ES).

Professora do curso de Educação Física da UVV. Membro do Grupo de Pesquisa NAIF (Núcleo de Aprendizagens com as Infâncias e seus Fazeres).

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Publicado

13-12-2018

Como Citar

Mello, A. da S., Martins, R. L. D. R., Jorge, R. S., & Zandomínegue, B. A. C. (2018). Educação Física na Educação Infantil: Do isolamento pedagógico à articulação com outras áreas do conhecimento. Kinesis, 36(3). https://doi.org/10.5902/2316546433846

Edição

Seção

Artigos originais