Educação Física na Educação Infantil: Do isolamento pedagógico à articulação com outras áreas do conhecimento

André da Silva Mello, Rodrigo Lema Del Rio Martins, Renata Silva Jorge, Bethânia Alves Costa Zandomínegue

Resumo


Analisa os desafios e as possibilidades para a mediação pedagógica da Educação Física (EF) em articulação com as diferentes áreas de conhecimento e profissionais que atuam na Educação Infantil (EI). Adota a pesquisa narrativa como metodologia. Os dados foram produzidos por meio de entrevistas semiestruturadas e falas espontâneas de 5 professores de EF. Os desafios identificados são a ausência de tempos/espaços formais para o planejamento coletivo e as representações das professoras regentes sobre a função da EF. Quanto às possibilidades, destaca-se o papel do Projeto Institucional, assim como o da pedagoga, na articulação de diferentes áreas do conhecimento e sujeitos.

Palavras-chave


Saberes Escolares; Infância; Projeto Pedagógico

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DOI: https://doi.org/10.5902/2316546433846



Avaliação Qualis Capes (2014):

B4- Educação Física / B3- Interdisciplinar e Psicologia / B5- Educação 

Periodicidade: contínua

ISSN: 2316-5464 online

DOI: 10.5902/23165464

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