Democracia, educação e escola: pela inclusão educacional

Autores/as

  • Ivar César Oliveira de Vasconcelos Universidade Católica de Brasília/Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação/Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade. Universidade Paulista/Instituto de Ciências Sociais e Comunicação. http://orcid.org/0000-0001-5186-8000

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644435464

Palabras clave:

Democracia, Inclusão educacional, Escola.

Resumen

Este estudo tem como foco temático a busca de soluções para se cumprirem a democracia prometida, a educação de alta urgência e a escola democrático-inclusiva, vertentes que bifurcam no sentido de um objeto de pesquisa: a escola inclusiva. Portanto, visa compreender como seria uma escola inclusiva na qual a educação necessária se comprometeria com a democracia esperada. Com base numa revisão da literatura, incluindo pesquisas do autor, apresenta aspectos da efetiva inclusão educacional. Concluiu que, na escola em que ocorre a inclusão educacional, as estratégias de atuação, os projetos e a interação social humanizam porque seus membros estabelecem mútuos diálogos, conforme singularidades individuais.

Biografía del autor/a

Ivar César Oliveira de Vasconcelos, Universidade Católica de Brasília/Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação/Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade. Universidade Paulista/Instituto de Ciências Sociais e Comunicação.

Doutor em Educação pela Universidade Católica de Brasília (UCB), onde é professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação e pesquisador da Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade, tendo estágio doutoral na Universidade de Lisboa/Instituto de Ciências Sociais. Professor titular do Instituto de Ciências Sociais e Comunicação da Universidade Paulista (UNIP). E-mail: ivcov@hotmail.com.

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Publicado

2020-08-10

Cómo citar

Vasconcelos, I. C. O. de. (2020). Democracia, educação e escola: pela inclusão educacional. Educación, 45(1), e74/ 1–22. https://doi.org/10.5902/1984644435464

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