Pedagogia das competências como princípio de organização curricular: “efeitos colaterais” para a educação superior...

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644435008

Palavras-chave:

Pedagogia, Competências, Educação Superior.

Resumo

O objetivo deste ensaio é problematizar a Pedagogia das Competências como princípio de organização curricular para a educação superior. Inicialmente, o texto apresenta considerações acerca de uma ideia de universidade, considerando que a discussão proposta parte, antes de mais nada, de uma concepção e de um projeto de universidade. Logo após, apresenta uma problematização da noção de Pedagogia das Competências como princípio de organização curricular. Este tópico se subdivide em três momentos. No primeiro, apresenta reflexões acerca da etimologia da palavra competência. Logo após, procura demonstrar que “competência” é uma característica humana de segundo nível. Finalmente, apresenta alguns “efeitos colaterais” da Pedagogia das Competências como princípio de organização curricular para a educação superior. Alçar esta lógica (a partir de uma característica humana de segundo nível) como princípio de organização curricular se trata de um grande equívoco, com prejuízos incalculáveis para a educação superior brasileira.

Biografia do Autor

Ricardo Rezer, Unochapecó (Universidade Comunitária da Região de Chapecó)

Pós-Doutorado realizado no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (2018), sob supervisão do Prof. Boaventura de Sousa Santos (Coimbra, Portugal). Doutorado em Educação Física (2010) pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado), do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde (Mestrado e Doutorado), e do Curso de Educação Física (Graduação). Tem experiência na área de Educação Física, Educação e Saúde, atuando principalmente com os seguintes temas: Epistemologia e Prática Pedagógica; Trabalho docente na Educação Superior; Formação Profissional; Universidade; Hermenêutica e Pedagogia do Esporte.

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Publicado

2020-03-29

Como Citar

Rezer, R. (2020). Pedagogia das competências como princípio de organização curricular: “efeitos colaterais” para a educação superior. Educação, 45(1), e20/ 1–25. https://doi.org/10.5902/1984644435008

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