Docência universitária e Educação Física: a hermenêutica filosófica como campo de possibilidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644484211

Palavras-chave:

Hermenêutica filosófica, Docência Universitária, Educação Física

Resumo

O objetivo central deste ensaio teórico é apresentar contribuições da hermenêutica filosófica para a docência universitária, em especial, para o campo da Educação Física (EF). Inicialmente, o texto apresenta nexos entre EF e hermenêutica filosófica, considerando-a como um campo de possibilidades para a docência universitária neste âmbito. Na direção de demonstrar tal premissa, em um segundo momento, explora algumas categorias centrais da hermenêutica filosófica, de forma articulada com a docência universitária no campo da EF, nomeadamente: o jogo da pergunta e da resposta; a fusão de horizontes, o círculo hermenêutico e o jogo da tradução, composição e aplicação. Finalizando, o esforço hermenêutico ora proposto permitiria compreender melhor terrenos suspeitos da docência universitária e, na circularidade do diálogo, enfrentar problemáticas da EF, em um complexo jogo dialético – certamente, desafio nada fácil, mas em acordo com o que se espera da docência ao longo da formação universitária.

Biografia do Autor

Ricardo Rezer, Universidade Federal de Pelotas

Pós-Doutorado realizado no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra CES/Coimbra (2018). Doutorado em Educação Física (2010) pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Professor do curso de Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da mesma universidade. Tem experiência na área de Educação Física, Educação e Saúde, atuando principalmente com os seguintes temas: Epistemologia e Prática Pedagógica; Trabalho docente na Educação Superior; Formação Profissional; Universidade; Hermenêutica e Pedagogia do Esporte.

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Publicado

2024-08-06

Como Citar

Rezer, R. (2024). Docência universitária e Educação Física: a hermenêutica filosófica como campo de possibilidades. Educação, 49(1), e117/1–25. https://doi.org/10.5902/1984644484211