Livro de apoio para professor iniciante do município do Rio de Janeiro: clarificando concepções

Sandro Tiago da Silva Figueira, Helena Amaral Fontoura

Resumo


Concebendo que perspectivas teóricas e concepções de ensinar e aprender integram os materiais de apoio direcionados aos professores iniciantes, tomamos no presente artigo o objetivo clarificar as concepções e princípios do trabalho pedagógico que ancoram o livro “Aula nota 10”. O percurso analítico baseou-se na tematização onde procuramos os núcleos de sentido que focalizassem as visões de professor, do processo de ensino-aprendizagem e dos referentes formativos. A partir da conjugação dos resultados, concluímos que há a presença da concepção de professor distinguido entre aquele que executa e que pensa. Nesta perspectiva defendemos a necessidade de uma postura docente não aplicacionista, e sim crítica, para que possamos instrumentalizar os professores que se iniciam na profissão a tomarem suas próprias decisões, com conhecimento, competência e criatividade.


Palavras-chave


Formação de professores; Material de apoio; Ensino e aprendizagem

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DOI: http://dx.doi.org/10.5902/1984644423329

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ISSN Eletrônico: 1984-6444

DOI: http://dx.doi.org/10.5902/19846444

Qualis/Capes: Educação A1

Periodicidade: Publicação contínua

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