Livro de apoio para professor iniciante do município do Rio de Janeiro: clarificando concepções

Autores

  • Sandro Tiago da Silva Figueira Doutorando em Ensino em Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz (PGEBS/IOC/FIOCRUZ)
  • Helena Amaral Fontoura Faculdade de Formação de Professores (FFP/UERJ) de São Gonçalo. Professora Colaboradora do Programa de Pós Graduação em Biociências e Ensino de Ciências (EBS) Fiocruz

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644423329

Palavras-chave:

Formação de professores, Material de apoio, Ensino e aprendizagem

Resumo

Concebendo que perspectivas teóricas e concepções de ensinar e aprender integram os materiais de apoio direcionados aos professores iniciantes, tomamos no presente artigo o objetivo clarificar as concepções e princípios do trabalho pedagógico que ancoram o livro “Aula nota 10”. O percurso analítico baseou-se na tematização onde procuramos os núcleos de sentido que focalizassem as visões de professor, do processo de ensino-aprendizagem e dos referentes formativos. A partir da conjugação dos resultados, concluímos que há a presença da concepção de professor distinguido entre aquele que executa e que pensa. Nesta perspectiva defendemos a necessidade de uma postura docente não aplicacionista, e sim crítica, para que possamos instrumentalizar os professores que se iniciam na profissão a tomarem suas próprias decisões, com conhecimento, competência e criatividade.

Biografia do Autor

Sandro Tiago da Silva Figueira, Doutorando em Ensino em Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz (PGEBS/IOC/FIOCRUZ)

Doutorando em Ensino em Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz (PGEBS/IOC/FIOCRUZ) (2014), área de concentração Ensino formal em Biociências e Saúde. Mestre em Educação pelo PPG-EDU Processos Formativos e Desigualdades Sociais(FFP-UERJ)(2012). Licenciado em Pedagogia pela Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008).Atualmente é docente do Programa de Educação de Jovens e Adultos na rede pública municipal do Rio de Janeiro. Integra o grupo de pesquisa Formação de professores, processos e práticas educativas (UERJ). Seus estudos têm como área de concentração formação de professores e práticas educativas, atuando principalmente nos seguintes temas: formação continuada de professores, inserção profissional docente, desenvolvimento profissional e ensino-aprendizagem em ciências.

Helena Amaral Fontoura, Faculdade de Formação de Professores (FFP/UERJ) de São Gonçalo. Professora Colaboradora do Programa de Pós Graduação em Biociências e Ensino de Ciências (EBS) Fiocruz

Graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1974), Graduate Diploma em Educational Psychology pela University of Alberta, Canada (1977), Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1993), Doutora em Ciências pela Escola Nacional de Saúde Pública ENSP/Fundação Oswaldo Cruz (1997) e Pós Doutora em Educação na Universidade de Barcelona (2007). Professora Associada do Departamento de Educação da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É Bolsista do Programa Prociência da UERJ desde 2006. Tem grande experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, inserção profissional docente, estágio supervisionado, estudo de egressos e pesquisa qualitativa. Docente permanente do Mestrado em Educação - processos formativos e desigualdades sociais, da Faculdade de Formação de Professores (FFP/UERJ) de São Gonçalo. Pesquisadora 2 CNPq. Professora Colaboradora do Programa de Pós Graduação em Biociências e Ensino de Ciências (EBS) Fiocruz. Cientista do Nosso Estado FAPERJ (2015-2017) 

Downloads

Publicado

2018-03-29

Como Citar

Figueira, S. T. da S., & Fontoura, H. A. (2018). Livro de apoio para professor iniciante do município do Rio de Janeiro: clarificando concepções. Educação, 43(1), 99–112. https://doi.org/10.5902/1984644423329

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.