Support book for the municipality of Rio de Janeiro beginner teacher: clarifying conceptions

Authors

  • Sandro Tiago da Silva Figueira Doutorando em Ensino em Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz (PGEBS/IOC/FIOCRUZ)
  • Helena Amaral Fontoura Faculdade de Formação de Professores (FFP/UERJ) de São Gonçalo. Professora Colaboradora do Programa de Pós Graduação em Biociências e Ensino de Ciências (EBS) Fiocruz

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644423329

Keywords:

Teacher education, Support material, Teaching and learning

Abstract

Conceiving that theoretical perspectives and concepts of teaching and learning are part of the support materials targeted at beginners, teachers take this article aimed to clarify the concepts and principles of pedagogical work that anchor the book "Class Note 10". The route was based on analytical study where we seek the nuclei of meaning that focusing the views of professor, teaching-learning process and related training. From the combination of the results, we conclude that there is the presence of design professor distinguished between that running and you think. In this respect we support the need for a teacher not aplicacionista, but critical, so that we can exploit the teachers who start in the profession to take their own decisions, with knowledge, skill and creativity.

Author Biographies

Sandro Tiago da Silva Figueira, Doutorando em Ensino em Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz (PGEBS/IOC/FIOCRUZ)

Doutorando em Ensino em Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz (PGEBS/IOC/FIOCRUZ) (2014), área de concentração Ensino formal em Biociências e Saúde. Mestre em Educação pelo PPG-EDU Processos Formativos e Desigualdades Sociais(FFP-UERJ)(2012). Licenciado em Pedagogia pela Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008).Atualmente é docente do Programa de Educação de Jovens e Adultos na rede pública municipal do Rio de Janeiro. Integra o grupo de pesquisa Formação de professores, processos e práticas educativas (UERJ). Seus estudos têm como área de concentração formação de professores e práticas educativas, atuando principalmente nos seguintes temas: formação continuada de professores, inserção profissional docente, desenvolvimento profissional e ensino-aprendizagem em ciências.

Helena Amaral Fontoura, Faculdade de Formação de Professores (FFP/UERJ) de São Gonçalo. Professora Colaboradora do Programa de Pós Graduação em Biociências e Ensino de Ciências (EBS) Fiocruz

Graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1974), Graduate Diploma em Educational Psychology pela University of Alberta, Canada (1977), Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1993), Doutora em Ciências pela Escola Nacional de Saúde Pública ENSP/Fundação Oswaldo Cruz (1997) e Pós Doutora em Educação na Universidade de Barcelona (2007). Professora Associada do Departamento de Educação da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É Bolsista do Programa Prociência da UERJ desde 2006. Tem grande experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, inserção profissional docente, estágio supervisionado, estudo de egressos e pesquisa qualitativa. Docente permanente do Mestrado em Educação - processos formativos e desigualdades sociais, da Faculdade de Formação de Professores (FFP/UERJ) de São Gonçalo. Pesquisadora 2 CNPq. Professora Colaboradora do Programa de Pós Graduação em Biociências e Ensino de Ciências (EBS) Fiocruz. Cientista do Nosso Estado FAPERJ (2015-2017) 

Published

2018-03-29

How to Cite

Figueira, S. T. da S., & Fontoura, H. A. (2018). Support book for the municipality of Rio de Janeiro beginner teacher: clarifying conceptions. Education, 43(1), 99–112. https://doi.org/10.5902/1984644423329

Issue

Section

Continuous Demand