Educação ambiental e cidadania: experiência Projeto Arquitetos do Saber
DOI:
https://doi.org/10.5902/223613084224Palavras-chave:
Inclusão social, Educação ambiental, SustentabilidadeResumo
O projeto “Arquitetos do Saber” é desenvolvido na Escola Rural Dr. Honorato de Souza Santos-Cachoeira do Sul/RS, direcionado a estudantes do ensino fundamental, objetivando a aproximação da educação básica ao ensino superior, a partir de tecnologias sociais, de oficinas ambientais e visitas de estudo. Busca a partir de ações de educação ambiental, cidadania e agroecologia promover o ensino superior e a educação científica na história de vida das crianças integradas ao projeto. As práticas de educação ambiental recorrem ao conceito de simetria discursiva, e através de diálogos prioriza a inserção social do aluno no processo educativo, onde os temas abordados são transversais ao currículo escolar, abordando tópicos em áreas de diversas disciplinas. Estas práticas visam ações que busquem refletir a situação ambiental e social através de diferentes atividades, com o intuito de oferecer e compartilhar com os alunos tarefas educacionais e científicas abordando a sustentabilidade. Fundamentam-se na visão proposta pelo tema transversal meio ambiente e na ação prática, no estímulo à descoberta, ao pensar, ao criar, à experimentação e o debate em sala de aula, buscando a autonomia do aluno através da criticidade a ser desenvolvida, podendo levá-lo a uma racionalidade ambiental.
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