Educação ambiental por meio de trilhas ecológicas interpretativas com alunos NEEs

Autores

  • Mariane Cyrino dos Santos Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Erechim, RS
  • Mônica Dutra Flores Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Erechim, RS
  • Elisabete Maria Zanin Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Erechim, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/223613084222

Palavras-chave:

Processos educativos, Sensibilização ambiental, Atividades lúdicas, Educandos NEEs

Resumo

O presente trabalho visou aperfeiçoar a interação de alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEEs), com o meio ambiente, proporcionando a participação destes em atividades lúdicas com o intuito de melhorar a relação dos mesmos com o ambiente que os cerca. O projeto foi desenvolvido na Escola Municipal de Educação Especial Branca de Neve - APAE de Erechim/RS no período de agosto de 2009 a julho de 2011.  Utilizou-se de Trilhas Interpretativas como instrumento básico de promoção de um processo de aprendizagem e sensibilização sobre temas relacionados ao meio ambiente e conservação de áreas naturais interligados a inclusão social. Buscou também oportunizar vivências na natureza para um melhor desenvolvimento cognitivo. Ao longo da trilha autoguiada, foram enfocados diferentes elementos bióticos e abióticos e suas interrelações no ecossistema, destacando-se a importância da Floresta Ombrófila Mista e da vegetação ribeirinha na proteção do córrego existente na área. As atividades realizaram-se em pequenos grupos, distribuídos conforme a idade mental do público alvo e, organizadas com materiais concretos. Os registros, destas atividades, pelos indivíduos NEEs foram na forma de: desenhos, pinturas, colagem, modelagem, comunicação oral, cantos e dramatizações. O uso de Trilhas Interpretativas como instrumento pedagógico para a educação ambiental na APAE de Erechim, proporcionou uma maior aproximação dos alunos Portadores de Necessidades Educativas Especiais (NEEs) com o meio natural e com os próprios colegas, contribuindo assim com o desenvolvimento afetivo e emocional dos mesmos, permitindo a efetivação de um processo educativo ambiental dinâmico. A Educação Ambiental  para uma pessoa com algum tipo de necessidade especial tem os mesmos objetivos e deve seguir os princípios de uma Educação Inclusiva, ou seja, adequar o ensino a realidade do educando, possibilitando a ele uma melhor compreensão dos assuntos abordados e sua relação com o contexto social em que vive. É possível observar que nas atividades realizadas ao ar livre  os alunos com NEEs interagem com o meio ambiente de forma positiva, pois neste local são eliminadas as barreiras físicas ou de comunicação. Conclui-se que as trilhas, devido a sua natureza interdisciplinar, possibilitam ganhos as mais variadas áreas do conhecimento, sendo muito importantes para a formação dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariane Cyrino dos Santos, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Erechim, RS

Bíóloga. Articuladora Social do Núcleo de Sustentabilidade Machadinho

Mônica Dutra Flores, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Erechim, RS

Acadêmica do Curso de Ciências Biológicas - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus de Erechim

Elisabete Maria Zanin, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Erechim, RS

Professora do Curso de Ciências Biológicas - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus de Erechim

Referências

BATISTA, M. W. et al., Inclusão escolar e deficiência mental: análise da interação social entre companheiros. Estudos de Psicologia, Espírito Santo, 2004, 9(1). 101-111.

CARVALHO,I.C.M. 1998. Em direção ao mundo da vida: interdisciplinaridade e educação ambiental. IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas, Brasília, Brasil: 102 p.

DIAS, G. F. Educação Ambiental: princípios e práticas. São Paulo, Gaia, 1992.

DIAS, F. V.; ZANIN, E. M. Eficiência de trilhas interpretativas no Parque Municipal Longines Malinowski, Erechim-RS. Rev. Perspectiva, Erechim, v. 28, p. 29-38, 2004.

GARDNER, H. Inteligências Múltiplas – a teoria na prática. Artmed: Porto Alegre, 1995.

MELLO, N. A; Práticas de Educação Ambiental em Trilhas Ecológicas. Publicação de divulgação do Curso de Ciências Biológicas. UNISC, 2006. Santa Cruz do Sul.

PADUA, S.M.; TABANEZ, M.F. Educação Ambiental Caminhos Trilhados no Brasil. IPÊ, 1997. São Paulo.

TOMAZELLO, M. G. C.; FERREIRA, T. R. C. Educação Ambiental: que critérios adotar para avaliar a adequação pedagógica de seus projetos. Ciência & Educação. Piracicaba, v.7, n.2, 2001.

SIQUEIRA, L. F. Trilhas interpretativas: Uma vertente responsável do (eco) turismo. Caderno Virtual de turismo, nº 14, 2004. Disponível em: http://www.ivtrj.net/caderno/anteriores/14/siqueira/siqueira.pdf. Acesso em: 12/06/2011.

VASCONCELLOS, H. S. R. A pesquisa-ação em projetos de Educação Ambiental. In: PEDRINI, A. G. (org). Educação Ambiental: reflexões e práticas contemporâneas. Petrópolis, Vozes, 1997.

ZANIN, E. M. Projeto trilhas interpretativas - a extensão, o ensino e a pesquisa integrados à conservação ambiental e à educação. Vivências. 1(1):26-35,2006.

Downloads

Publicado

2012-01-23

Como Citar

Santos, M. C. dos, Flores, M. D., & Zanin, E. M. (2012). Educação ambiental por meio de trilhas ecológicas interpretativas com alunos NEEs. Revista Monografias Ambientais, 5(5), 982–991. https://doi.org/10.5902/223613084222