EXPERIÊNCIAS COM EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: O CASO DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL DR. HONORATO DE SOUZA SANTOS

Tatiane Almeida Netto, Letícia Fátima de Azevedo, Mirele Milani da Silva, Clayton Hillig

Resumo


http://dx.doi.org/10.5902/223613087229

Este trabalho vem demonstrar a relação entre educação ambiental e educação não formal e seus impactos sobre a educação básica, descrevendo a experiência do projeto Arquitetos do Saber, especificamente as oficinas ambientais envolvendo crianças da Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. Honorato de Souza Santos, na Localidade de Passo D’Areia, no município de Cachoeira do Sul, RS. A metodologia utilizada para o desenvolvimento desse projeto foi a pesquisa descritiva, apoiada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), inserida no Projeto Institucional UFSM/Tecnologias de Inclusão social: cidadania, educação ambiental e agroecologia, financiado pelo Edital CAPES nº033/Novos Talentos 2010. As práticas de educação não formal recorrem ao conceito de simetria discursiva, e através de diálogos priorizam a inserção social do educando na ação pedagógica proporcionada através das oficinas de plantas medicinais e educação ambiental com o objetivo de socializar e construir novos conhecimentos a respeito das plantas medicinais junto à comunidade escolar. Os resultados alcançados permitiram aos educandos a tomada de consciência em relação à compreensão e aprofundamento teórico em torno dos aspectos relacionados à educação não formal, na sua relação com a educação básica – trazendo subsídios para o fortalecimento das atividades educacionais envolvendo práticas de cidadania, agroecologia e educação ambiental voltada aos jovens. A educação ambiental de forma prática com crianças demonstra ser uma alternativa de aprendizagem válida, onde a troca de saberes é o elemento-chave do estudo.


Palavras-chave


educação não formal, extensão rural, meio ambiente.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5902/223613087229

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