Extensão e prática social: experiência com oficinas de sustentabilidade em escola rural
DOI:
https://doi.org/10.5902/223613087154Palavras-chave:
Extensão, Sustentabilidade, Educação popular, Prática socialResumo
Este trabalho descreve a vivência das ações de extensão com práticas pedagógicas em escola Rural com as oficinas de sustentabilidade na Escola Rural Pedro Lovato/RS-Brasil. A experiência resulta em práticas que buscam refletir a situação ambiental e social, com o intuito de oferecer e compartilhar com os alunos tarefas educacionais e científicas abordando a sustentabilidade e promoção de um processo de conscientização. As oficinas elaboradas partem do conceito de Paulo Freire na construção de uma educação popular, envolvendo o aluno nas mais diversas formas de atividades, na ação prática, no estímulo à descoberta, ao pensar, ao criar, à experimentação e o debate, buscando a autonomia do aluno através da criticidade a ser desenvolvida. Através das dinâmicas em grupo foram desenvolvidas dez oficinas, englobando temas de sustentabilidade, bem estar animal, manejo de ordenha, preservação de flora, fauna, resgate histórico cultural e agroecologia, com a construção de composteira e horta suspensa. As atividades foram desenvolvidas no mês de junho 2012, pelos discentes da turma 11 e 12 da disciplina de Extensão Rural da UFSM, sobre coordenação do professor responsável pela disciplina, onde os resultados alcançados permitiram aos alunos, tanto acadêmicos do curso superior quanto os de ensino fundamental, a aproximação e interação entre o universo escolar e o meio acadêmico, proporcionando a troca de saberes necessária para o desenvolvimento de uma prática social que corrobore no desenvolvimento de um processo de intervenção de caráter educativo e transformador.
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