A visão dos acadêmicos de fisioterapia sobre os resíduos de serviços de saúde em uma instituição de ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236130838442Palavras-chave:
Resíduos de serviços de saúde, Fisioterapia, Etapas de manejo, Formação acadêmicaResumo
Os profissionais da saúde devem preocupar-se com os resíduos gerados por suas atividades, e desenvolver competências e habilidades específicas desde a graduação, exigindo um posicionamento consciente e disponibilidade para colaborar na busca de soluções. O objetivo do estudo foi avaliar o conhecimento dos acadêmicos de fisioterapia acerca dos resíduos de serviços de saúde (RSS). Trata-se de um estudo exploratório transversal descritivo, quantitativo com acadêmicos de fisioterapia de uma Instituição de Ensino Superior, situada em Salvador na Bahia. Participaram 53 acadêmicos, os dados foram coletados por meio de um questionário estruturado, e analisados por meio do Software Epi Info 6.04 para descrição das frequências absolutas e percentuais. Como resultados encontrados: 62,3% desconhecem a classificação dos RSS; 52,8% conhecem sobre o seu potencial de risco e 62,3% não têm conhecimento sobre segregação. Conclui-se que ocorra desconhecimento de grande parte dos discentes de fisioterapia sobre os RSS, refletindo a necessidade de buscar meios de sensibilizar os futuros fisioterapeutas, para que desenvolvam uma compreensão ampliada das questões ambientais para isso é necessária a formação de profissionais qualificados e sensibilizados para a importância do manejo adequado desses resíduos, com responsabilidade e compromisso ético com a saúde da sociedade e do meio ambiente.
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