Apresentação do Dossiê Ensino de Filosofia sob o Impacto das Tecnologias Digitais

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/2448065790209

Palabras clave:

Ensino de Filosofia, Tecnologia

Resumen

Testemunhamos hoje diferentes consequências decorrentes do modelo de negócios das Big Techs e, por conseguinte, do modo como o trânsito informacional pelas infovias é realizado. Esse último fenômeno é basicamente marcado pelos algoritmos e pelo formato mercadológico, que abrem espaço para a disseminação de conteúdos desinformativos, ou com alto teor da toxicidade das informações circulantes, que têm, por um lado, impactado o campo do ensino de Filosofia e, por outro, provocado o questionamento e também o desenvolvimento de estratégias e recursos que podem ser implementadas para promover o pensamento crítico e a prática responsável entre os e as estudantes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Valéria Cristina Lopes Wilke, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

Professora Associada do Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/Unirio. Doutora em Ciência da Informação pelo Instituto brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia/UFF (2009). Mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996). Bacharel e licenciada em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991). Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (1984). Membra permanente do GT ANPOF Filosofar e Ensinar a Filosofar e do GT ANPOF Filosofia e Gênero. Coordenadora do GT Filosofia e Gênero. Tem experiência na área de Filosofia, atuando principalmente nos seguintes eixos: filosofia, informação e mídias; ensino de Filosofia (mídias e informação - tecnologias digitais - cinema - feminismos e gênero); filosofia, feminismos e gênero; filosofia e tecnologias digitais; filosofia e decolonialidade. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Filosofia - Mestrado Profissional em Filosofia em Rede- Núcleo UNIRIO.

Antonio Julio Garcia Freire, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1993), Doutorado em Filosofia pelo Programa Integrado de Pós-graduação em Filosofia UFRN-UFPB-UFPE e Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Especialização em Psicopedagogia e Gerenciamento de Portfólios, Programas e Projetos pela UFRJ. Professor de Filosofia do Ensino Superior da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), lotado no Departamento de Ciências da Religião, Campus de Natal. Em estágio pós-doutoral na Universidade Federal do Ceará (UFC). Tem experiência de ensino e extensão nas áreas de Filosofia e Educação. Pesquisador nas seguintes áreas: Filosofia Antiga; Filosofia como Modo de Vida; Metafísica e Filosofia da Tecnologia, da Inteligência Artificial e da Informação.

Citas

WILKE, V. C. L. Cidadania e soberania digitais para uso emancipador das tecnologias digitais no ensino de filosofia: politizar as tecnologias. Problemata - Revista Internacional de Filosofia, 15, n. 1, 2024. 377-390. Disponível em: <https://periodicos.ufpb.br/index.php/problemata/article/view/70314/39624>. Acesso em: 07 Jul 2024.

Publicado

2024-12-23

Cómo citar

Wilke, V. C. L., & Freire, A. J. G. (2024). Apresentação do Dossiê Ensino de Filosofia sob o Impacto das Tecnologias Digitais. Revista Digital De Ensino De Filosofia - REFilo, 10(1), e22/1–9. https://doi.org/10.5902/2448065790209

Número

Sección

Dossiê: Ensino de Filosofia sob o Impacto das Tecnologias Digitais

Artículos similares

1 2 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.