Apresentação do Dossiê Ensino de Filosofia sob o Impacto das Tecnologias Digitais
DOI :
https://doi.org/10.5902/2448065790209Mots-clés :
Ensino de Filosofia, TecnologiaRésumé
Testemunhamos hoje diferentes consequências decorrentes do modelo de negócios das Big Techs e, por conseguinte, do modo como o trânsito informacional pelas infovias é realizado. Esse último fenômeno é basicamente marcado pelos algoritmos e pelo formato mercadológico, que abrem espaço para a disseminação de conteúdos desinformativos, ou com alto teor da toxicidade das informações circulantes, que têm, por um lado, impactado o campo do ensino de Filosofia e, por outro, provocado o questionamento e também o desenvolvimento de estratégias e recursos que podem ser implementadas para promover o pensamento crítico e a prática responsável entre os e as estudantes.
Téléchargements
Références
WILKE, V. C. L. Cidadania e soberania digitais para uso emancipador das tecnologias digitais no ensino de filosofia: politizar as tecnologias. Problemata - Revista Internacional de Filosofia, 15, n. 1, 2024. 377-390. Disponível em: <https://periodicos.ufpb.br/index.php/problemata/article/view/70314/39624>. Acesso em: 07 Jul 2024.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista Digital de Ensino de Filosofia - REFilo 2024
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.