O ensino de filosofia e a escrita filosófica: a experiência da escrita de si no ensino médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2448065767179

Palavras-chave:

Ensino de filosofia, Escrita filosófica, Cuidado de si, Subjetividade, Projeto PIBIC-Jr

Resumo

O presente trabalho é uma apresentação dos resultados em pesquisa de iniciação científica no Programa PIBIC-Jr/2020-2021 (IFPR/CNPq), no qual nos propomos a investigar o uso da escrita filosófica como uma técnica de ensino no componente de filosofia nos primeiros anos dos cursos Técnicos Integrado ao Ensino Médio, no Instituto Federal do Paraná, campus Avançado Coronel Vivida. A partir da fundamentação teórica nos conceitos de cuidado de si e escrita de si, descrevemos a formação como uma experiência agonística, ou seja, como uma atitude de inquietação que faz da escrita filosófica uma problematizadora das práticas cotidianas como forma de atenção ao presente e uma relação menos abstrata no ensino. A metodologia dessa pesquisa se compõe de um estudo teórico por meio de revisão bibliográfica e uma investigação prática por meio da análise das escritas filosóficas pelas duas turmas ingressantes no ano de 2020. A análise dos dados das escritas filosóficas, evidencia que a escrita potencializa a problematização de si, contribuindo para a formação de um modo de pensar atento ao que nos acontece no presente.

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Biografia do Autor

Daniel Salésio Vandresen, Instituto Federal do Paraná, Coronel Vivida, PR

Professor doutor do Instituto Federal do Paraná, Coronel Vivida, PR, Brasil

Bárbara Fabiani Lucini, Instituto Federal do Paraná, Coronel Vivida, PR

Estudante do Instituto Federal do Paraná, Coronel Vivida, PR, Brasil

Brenda Fabiani Lucini, Instituto Federal do Paraná, Coronel Vivida, PR

Estudante do Instituto Federal do Paraná, Coronel Vivida, PR, Brasil

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Publicado

2021-12-30

Como Citar

Vandresen, D. S., Lucini, B. F., & Lucini, B. F. (2021). O ensino de filosofia e a escrita filosófica: a experiência da escrita de si no ensino médio. Revista Digital De Ensino De Filosofia - REFilo, 7, e20/1–17. https://doi.org/10.5902/2448065767179

Edição

Seção

Dossiê Ensino de Filosofia, BNCC e Reforma do Ensino Médio