O ensino de filosofia e a escrita filosófica: a experiência da escrita de si no ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.5902/2448065767179Palabras clave:
Ensino de filosofia, Escrita filosófica, Cuidado de si, Subjetividade, Projeto PIBIC-JrResumen
O presente trabalho é uma apresentação dos resultados em pesquisa de iniciação científica no Programa PIBIC-Jr/2020-2021 (IFPR/CNPq), no qual nos propomos a investigar o uso da escrita filosófica como uma técnica de ensino no componente de filosofia nos primeiros anos dos cursos Técnicos Integrado ao Ensino Médio, no Instituto Federal do Paraná, campus Avançado Coronel Vivida. A partir da fundamentação teórica nos conceitos de cuidado de si e escrita de si, descrevemos a formação como uma experiência agonística, ou seja, como uma atitude de inquietação que faz da escrita filosófica uma problematizadora das práticas cotidianas como forma de atenção ao presente e uma relação menos abstrata no ensino. A metodologia dessa pesquisa se compõe de um estudo teórico por meio de revisão bibliográfica e uma investigação prática por meio da análise das escritas filosóficas pelas duas turmas ingressantes no ano de 2020. A análise dos dados das escritas filosóficas, evidencia que a escrita potencializa a problematização de si, contribuindo para a formação de um modo de pensar atento ao que nos acontece no presente.
Descargas
Citas
DELEUZE, Gilles. Foucault. Tradução de Claudia Martins. São Paulo: Brasiliense, 2005.
FOUCAULT, Michel. A Ordem do Discurso: aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. 13 ed. Tradução de Laura F. A. Sampaio. São Paulo: Loyola, 2006.
FOUCAULT, Michel. A verdade e as formas jurídicas. 3 ed. Tradução de Roberto C. M. Machado e Eduardo J. Morais. Rio de Janeiro: NAU Editora, 2005.
FOUCAULT, Michel. A Hermenêutica do Sujeito. Tradução de Márcio A. da Fonseca e Salma T. Muchail. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
FOUCAULT, Michel. Ética, Sexualidade, Política. 3. ed. Tradução de Elisa Monteiro e Inês A.D. Barbosa. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2012.
FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade 3: Cuidado de Si. São Paulo: Paz e Terra, 2014.
FOUCAULT, Michel. Sobre a genealogia da ética: uma revisão do trabalho. In: RABINOW, Paul; DREYFUS, Hubert. Michel Foucault, uma trajetória filosófica: para além do estruturalismo e da hermenêutica. Tradução de Vera P. Carreto. Rio de janeiro: Forense Universitária, 1995, p. 253-278.
FOUCAULT, Michel. O governo de si e dos outros: curso no Collège de France. Tradução de E. Brandão. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010.
GERALDI, João Wanderley. A aula como acontecimento. In: A aula como acontecimento. São Carlos: Pedro & João Editores, 2015, p. 81-101.
HADOT, Pierre. A filosofia como maneira de viver: entrevista de Jeannie Carlier e Arnold I. Davidson. Tradução de Lara C. de Malimpensa. São Paulo: É Realizações, 2016.
PLATÃO. Diálogos: Fedro - Cartas - O primeiro Alcibíades. Belém: Ed.UFPA, 1975.
VANDRESEN, Daniel Salésio; HOLTZ, Isabela Strapazzon; COLLA, Rafael Antonio. O ensino de filosofia e a escrita de si: o uso da redação de cartas filosóficas no Ensino Médio técnico. Eleuthería - Revista do Curso de Filosofia da UFMS, 5(Especial), p. 91-105, 2020.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Revista Digital de Ensino de Filosofia - REFilo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.