Da Filosofia crítica a crítica da Filosofia universitária: provocações a partir da educação filosófica

Autores/as

  • Tiago Brentam Perencini Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Marília, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5902/2448065730477

Palabras clave:

Ensino de filosofia, Professor de filosofia, Didática do ensino de filosofia, Metodologia do ensino de filosofia

Resumen

O propósito geral deste artigo, pensado também à maneira de um exercício espiritual, é re-pensar o paradigma de crítica no interior do bloco saber-poder que envolve o campo discursivo sobre a formação do professor em filosofia no Brasil. Enuncio e persigo o seguinte problema: De que crítica se fala quando se fala da formação crítica nos discursos acadêmicos em filosofia e que potencialidades nos são dadas para praticar uma maneira outra de exercitá-la nesse projeto de formação? Lanço a hipótese de que o pressuposto da crítica tem sido concebido a partir de um horizonte estritamente epistemológico direcionado tanto para a adequação à normativa estabelecida, quanto para uma concepção restrita de cidadania. Argumento a partir de dois eixos diretivos: (1) Analiso arqueologicamente os enunciados de “crítica” dentro do Projeto Pedagógico do curso de Filosofia da Universidade de São Paulo, tendo em vista a ordem discursiva que essa instituição aventa para os demais centros universitários no país e (2) procuro movimentar outras acepções possíveis de crítica na junção ao pensamento de Michel Foucault. Essa disposição exige colocarmos à prova os conceitos, os procedimentos de pesquisa e as atitudes pelas quais trilhamos até o presente um tipo de crítica enunciada como julgamento e emancipação da consciência do outro no interior da Universidade. A partir da presente trilha percorrida, tenho compreendido a educação filosófica como potencialidade existencial, ética e estética que visa uma maior experimentação e transformação de si dentro do campo de formação do professor em filosofia no Brasil.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Tiago Brentam Perencini, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Marília, São Paulo

Doutorando na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Marília, São Paulo

Citas

ALBUQUERQUE, M. B. B. Epistemologia da ayahuasca e dissolução das fronteiras natureza/cultura da ciência moderna. Fragmentos de Cultura. v. 24, n. 2, p. 179-193, abr./jun. Goiânia, 2014.

ARANTES. P. E., Um departamento francês de ultramar: estudos sobre a formação da cultura filosófica uspiana. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994.

BUTLER, J. O que é a crítica? Um ensaio sobre a virtude de Foucault. Cadernos de Ética e Filosofia Política. Nº 22, p. 159-179, São Paulo, 2013.

DREYFUS, H.; RABINOW, P. Michel Foucault: uma trajetória filosófica (para além do estruturalismo e da hermenêutica). Trad. Vera Porto Carrero. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995.

FOUCAULT, M. O que é a crítica? Trad. Gabriela Lafetá Borges, Rev. Wanderson Flor Nascimento. Vol. 82, nº 2, pp. 35 - 63, abr/jun 1990. Disponível em: http://michelfoucault.weebly.com/uploads/1/3/2/1/13213792/critica.pdf Acesso em: 21 mai 2017.

_______. A ordem do discurso: aula inaugural no Collège de France pronunciada em dois de dezembro de 1970. Trad. Laura Fraga de Almeida Sampaio. São Paulo: Loyola, 1996.

_______. As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas. Trad. Salma Tannus Muchail. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

_______. A verdade e as formas jurídicas. Rio de Janeiro: NAU, 2002.

_______. A arqueologia do saber. Trad. Luiz Felipe Baeta Neves. 7.ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.

FREITAS, A. S. A pesquisa em filosofia da educação como (des)encontros entre Filosofias da Educação. In: BANNEL, R. I. et al. Filosofia da Educação: entre a formação de educadores e a qualificação profissional, São Paulo: Cortez: 2017.

HADOT, P. Exercícios espirituais e filosofia antiga. São Paulo: É realizações, 2014.

LATOUR, B. Reflexão sobre o culto moderno dos deuses fe(i)tiches., trad. Sandra Moreira, Bauru: Edusc, 2002.

LAZZARATO, M. Signos, máquinas, subjetividades. Trad. Paulo Domenech Oneto, Colab. Hortência Lancastre. 1ª ed. São Paulo: Edições Sesc São Paulo, n-1 edições, 2014.

MASSCHELEIN, J. Filosofia como (auto) educação para fazer a voz do pedagogo ser ouvida. ______.; SIMONS, M. A pedagogia, a democracia, a escola. 1ª ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.

PAGNI, P. A. O sentido ético da dramática de si e o significado político da poética da diferença na pragmática do ensino: considerações à luz de Foucault. Espaço Pedagógico, v. 21, n. 1, p. 80-96, jan./jun., Passo Fundo, 2014.

______. Considerações sobre a educação filosófica no ensino médio e o seu sentido ético-formativo. SEVERINO, A. J.; LORIERI, M. A.; GALLO, S (orgs). O papel formativo da Filosofia. Jundiaí, Paco Editorial, 2016.

PERENCINI, T. B.; GELAMO, R. P. O “lugar” do conhecimento e da experiência no aprendizado da filosofia. Marília: Pibic/cnpq, 2011. 70 p.

______. O Ensino de Filosofia no Brasil: A recepção e o seu debate nos periódicos brasileiros. Marília: Fapesp, 2013. 177 p. PERENCINI, T. B. Uma arqueologia do ensino de filosofia no Brasil: Formação discursiva na produção acadêmica de 1930 a 1968. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2017a.

______. O enunciado no pensamento arqueológico de Michel Foucault, Kínesis, v.VII, nº 15, p. 135–150, Marília-SP, 2015.

______. A formação do professor em Filosofia no Brasil: restrição de pensamento e testemunho. Filosofia e Educação. V.9, n.2, p. 23 – 47, jun. set., 2017b.

SANABRIA DE ALELUIA, J. R. A invenção do filósofo ilustrado. Notas arqueológicas sobre o ensino de filosofia no Brasil. São Paulo, Cultura Acadêmica, 2014.

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP). Projeto pedagógico (De acordo com a Deliberação da CEE nº 99, de 24/05/2010). Disponível em: http://filosofia.fflch.usp.br/departamento/projetoacademico. Acesso em: 08/09/2016. Quinquênio 2012 - 2016.

VATTER, M. Foucault e Hayek: Lei republicana e sociedade civil liberal. NALLI, M; MANSANO, S. R. V. (org). Michel Foucault: desdobramentos. 1ª ed, Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016.

VEYNE, P. Foucault: seu pensamento, sua pessoa. Trad. Marcelo Jacques de Morais. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.

Publicado

2018-08-17

Cómo citar

Perencini, T. B. (2018). Da Filosofia crítica a crítica da Filosofia universitária: provocações a partir da educação filosófica. Revista Digital De Ensino De Filosofia - REFilo, 4(1), 56–69. https://doi.org/10.5902/2448065730477

Número

Sección

Artigos – Demanda contínua

Artículos similares

1 2 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.