Contribuições de Kant, Dewey e Deleuze para o ensino de Filosofia na educação básica

Rafael Batista

Resumo


O presente artigo tem por objetivo pesquisar as contribuições de Kant, Dewey e Deleuze para o ensino de filosofia na educação básica. Investiga o ensino de filosofia e sua contribuição para o desenvolvimento de um pensamento autônomo e que conecte a vida com os conceitos filosóficos. O procedimento adotado consiste numa pesquisa bibliográfica dos autores na tentativa de aproximá-los com uma discussão teórica sobre o ensino de filosofia. Foca-se, em Kant, no conceito e a finalidade da educação. Em Dewey analisa-se o entendimento de que a educação é um fenômeno direto da vida e intimamente ligado com as experiências da criança. Em Deleuze e Guattari explora-se a particularidade da filosofia no trato com o conceito e numa geografia do pensamento, na tentativa de analisar o trabalho de filosofia com conceitos, na educação básica, a partir da ideia de territórios. Desta forma, delineiam-se possibilidades de contribuição do ensino de filosofia na educação básica: o pensamento autônomo e a relação da vida com os conceitos filosóficos.

Palavras-chave


Autonomia; Conceitos; Experiência; Vida

Texto completo:

PDF

Referências


DELEUZE, Gilles. Proust e os signos. 2ª ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003.

DELEUZE, Gilles; GUATARRI, Félix. Mil Platôs: Capitalismo e esquizofrenia. São Paulo: Editora 34, 1997.

DELEUZE, Gilles; GUATARRI, Félix. O que é a filosofia? 3. ed. São Paulo: Editora 34, 2010.

DEWEY, John. Como pensamos. 3. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1959.

DEWEY, John. Democracia e educação. 3. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1959.

DEWEY, John. Vida e educação. 10. ed. Rio de Janeiro: Melhoramentos, 1978.

PINHEIRO, Celso de Moraes. Kant e a educação. Caxias do Sul: Educs, 2007.

KANT, Immanuel. Resposta à Pergunta: ‘O Que é Esclarecimento?’. Petrópolis: Vozes, 1974. Tradução de: Floriano de Souza Fernandes.

KANT, Immanuel. Sobre a pedagogia. 2. ed. Piracicaba: Unimep, 1999.

MACHADO, Roberto. Deleuze e a filosofia. Rio de Janeiro: Graal, 1990.

MACHADO, Roberto. Deleuze, a arte e a filosofia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2009.

NUSSBAUM, Martha. Sem fins lucrativos: Por que a democracia precisa das humanidades. São Paulo: Martins Fontes, 2015.

TEIXEIRA, Anísio. A pedagogia de Dewey. In: DEWEY, John. Vida e educação. 10. ed. Rio de Janeiro: Melhoramentos, 1978. p. 13-41.




DOI: https://doi.org/10.5902/2448065732957

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

A Revista Digital de Ensino de Filosofia - REFilo agradece auxílio recebido por meio do Edital Pró-Revistas, da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, da Universidade Federal de Santa Maria. 

_____________________________________________________________