Contribuições de Kant, Dewey e Deleuze para o ensino de Filosofia na educação básica

Autor/innen

  • Rafael Batista Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.5902/2448065732957

Schlagworte:

Autonomia, Conceitos, Experiência, Vida

Abstract

O presente artigo tem por objetivo pesquisar as contribuições de Kant, Dewey e Deleuze para o ensino de filosofia na educação básica. Investiga o ensino de filosofia e sua contribuição para o desenvolvimento de um pensamento autônomo e que conecte a vida com os conceitos filosóficos. O procedimento adotado consiste numa pesquisa bibliográfica dos autores na tentativa de aproximá-los com uma discussão teórica sobre o ensino de filosofia. Foca-se, em Kant, no conceito e a finalidade da educação. Em Dewey analisa-se o entendimento de que a educação é um fenômeno direto da vida e intimamente ligado com as experiências da criança. Em Deleuze e Guattari explora-se a particularidade da filosofia no trato com o conceito e numa geografia do pensamento, na tentativa de analisar o trabalho de filosofia com conceitos, na educação básica, a partir da ideia de territórios. Desta forma, delineiam-se possibilidades de contribuição do ensino de filosofia na educação básica: o pensamento autônomo e a relação da vida com os conceitos filosóficos.

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Autor/innen-Biografie

Rafael Batista, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil.

Mestrando na Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil.

Literaturhinweise

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Veröffentlicht

2019-02-20

Zitationsvorschlag

Batista, R. (2019). Contribuições de Kant, Dewey e Deleuze para o ensino de Filosofia na educação básica. Revista Digital De Ensino De Filosofia - REFilo, 4(2). https://doi.org/10.5902/2448065732957

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Rubrik

Artigos – Demanda contínua

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