Contribuições de Kant, Dewey e Deleuze para o ensino de Filosofia na educação básica

Autori

  • Rafael Batista Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.5902/2448065732957

Parole chiave:

Autonomia, Conceitos, Experiência, Vida

Abstract

O presente artigo tem por objetivo pesquisar as contribuições de Kant, Dewey e Deleuze para o ensino de filosofia na educação básica. Investiga o ensino de filosofia e sua contribuição para o desenvolvimento de um pensamento autônomo e que conecte a vida com os conceitos filosóficos. O procedimento adotado consiste numa pesquisa bibliográfica dos autores na tentativa de aproximá-los com uma discussão teórica sobre o ensino de filosofia. Foca-se, em Kant, no conceito e a finalidade da educação. Em Dewey analisa-se o entendimento de que a educação é um fenômeno direto da vida e intimamente ligado com as experiências da criança. Em Deleuze e Guattari explora-se a particularidade da filosofia no trato com o conceito e numa geografia do pensamento, na tentativa de analisar o trabalho de filosofia com conceitos, na educação básica, a partir da ideia de territórios. Desta forma, delineiam-se possibilidades de contribuição do ensino de filosofia na educação básica: o pensamento autônomo e a relação da vida com os conceitos filosóficos.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Rafael Batista, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil.

Mestrando na Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil.

Riferimenti bibliografici

DELEUZE, Gilles. Proust e os signos. 2ª ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003.

DELEUZE, Gilles; GUATARRI, Félix. Mil Platôs: Capitalismo e esquizofrenia. São Paulo: Editora 34, 1997.

DELEUZE, Gilles; GUATARRI, Félix. O que é a filosofia? 3. ed. São Paulo: Editora 34, 2010.

DEWEY, John. Como pensamos. 3. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1959.

DEWEY, John. Democracia e educação. 3. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1959.

DEWEY, John. Vida e educação. 10. ed. Rio de Janeiro: Melhoramentos, 1978.

PINHEIRO, Celso de Moraes. Kant e a educação. Caxias do Sul: Educs, 2007.

KANT, Immanuel. Resposta à Pergunta: ‘O Que é Esclarecimento?’. Petrópolis: Vozes, 1974. Tradução de: Floriano de Souza Fernandes.

KANT, Immanuel. Sobre a pedagogia. 2. ed. Piracicaba: Unimep, 1999.

MACHADO, Roberto. Deleuze e a filosofia. Rio de Janeiro: Graal, 1990.

MACHADO, Roberto. Deleuze, a arte e a filosofia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2009.

NUSSBAUM, Martha. Sem fins lucrativos: Por que a democracia precisa das humanidades. São Paulo: Martins Fontes, 2015.

TEIXEIRA, Anísio. A pedagogia de Dewey. In: DEWEY, John. Vida e educação. 10. ed. Rio de Janeiro: Melhoramentos, 1978. p. 13-41.

##submission.downloads##

Pubblicato

2019-02-20

Come citare

Batista, R. (2019). Contribuições de Kant, Dewey e Deleuze para o ensino de Filosofia na educação básica. Revista Digital De Ensino De Filosofia - REFilo, 4(2). https://doi.org/10.5902/2448065732957

Fascicolo

Sezione

Artigos – Demanda contínua

Articoli simili

Puoi anche Iniziare una ricerca avanzata di similarità per questo articolo.