O que uma alfabetização filosófica inspirada nas 40 horas de Angicos pode re-inventar na formação de alfabetizadores da educação de jovens, adultos e idosos em Pau dos Ferros?
DOI:
https://doi.org/10.5902/2448065793092Palavras-chave:
Alfabetização filosófica, 40 horas, Formação de alfabetizadores, ExperiênciaResumo
Este trabalho apresenta as contribuições da alfabetização filosófica enquanto prática reinventada das 40 horas de Angicos (RN) na formação de professores alfabetizadores de jovens, adultos e idosos na cidade de Pau dos Ferros (RN). Todavia, a pergunta norteadora é um convite para pensar: que re-invenções a alfabetização filosófica foi capaz de suscitar na formação de professores de jovens, adultos e idosos na cidade de Pau dos Ferros? A pesquisa se constituiu em ato e-ducativo, isto é, à medida que formamos, também fomos formados. Durante a escrita, nos utilizamos da revisão bibliográfica e da entrevista semiestruturada como elementos de reflexão da prática pedagógica dos alfabetizadores. A prática formativa em alfabetização filosófica possibilitou aos alfabetizadores uma intensidade de pensamentos, os quais atravessaram e problematizaram suas maneiras de se relacionar com a vida, o mundo e os outros, através da pergunta, da amorosidade, do diálogo e da escuta, entre outros princípios.
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