O que uma alfabetização filosófica inspirada nas 40 horas de Angicos pode re-inventar na formação de alfabetizadores da educação de jovens, adultos e idosos em Pau dos Ferros?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2448065793092

Palavras-chave:

Alfabetização filosófica, 40 horas, Formação de alfabetizadores, Experiência

Resumo

Este trabalho apresenta as contribuições da alfabetização filosófica enquanto prática reinventada das 40 horas de Angicos (RN) na formação de professores alfabetizadores de jovens, adultos e idosos na cidade de Pau dos Ferros (RN). Todavia, a pergunta norteadora é um convite para pensar: que re-invenções a alfabetização filosófica foi capaz de suscitar na formação de professores de jovens, adultos e idosos na cidade de Pau dos Ferros? A pesquisa se constituiu em ato e-ducativo, isto é, à medida que formamos, também fomos formados. Durante a escrita, nos utilizamos da revisão bibliográfica e da entrevista semiestruturada como elementos de reflexão da prática pedagógica dos alfabetizadores. A prática formativa em alfabetização filosófica possibilitou aos alfabetizadores uma intensidade de pensamentos, os quais atravessaram e problematizaram suas maneiras de se relacionar com a vida, o mundo e os outros, através da pergunta, da amorosidade, do diálogo e da escuta, entre outros princípios.

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Biografia do Autor

Carlineide Almeida, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduada pela Universidade do Estado do Rio Grande-UERN, Especialista pela Universidade Federal Rural do Semiárido-UFERSA, Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN, Doutora pelo PROPED/UERJ/NEFI. Colaborou como Coordenadora administrativa e pedagógica nas seguintes instituições: Secretaria Municipal de Educação em Angicos/RN; Centro de Referência de Assistência Social- CRAS em Angicos/RN; Secretaria de Assistência Social do Município de Angicos (coordenando os programas sociais do governo federal); Coordenadora da Vigilância Sócio Assistencial da Secretaria Municipal de Assistência Social em Angicos/RN; PRONATEC pela Escola Agrícola de Jundiaí da UFRN, nos municípios: Angicos, Fernando Pedroza e Lajes/RN.

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Publicado

2025-11-24

Como Citar

Almeida, C. (2025). O que uma alfabetização filosófica inspirada nas 40 horas de Angicos pode re-inventar na formação de alfabetizadores da educação de jovens, adultos e idosos em Pau dos Ferros?. Revista Digital De Ensino De Filosofia - REFilo, 11(1), e12/01–22. https://doi.org/10.5902/2448065793092