A experiência na formação social do sujeito e o interacionismo simbólico em G. H. Mead: contribuições para o Ensino de Filosofia no Ensino Médio

Autores

  • José Gilliard Santos Silva Secretaria de Estado Educação e Cultura do Rio Grande do Norte e no Colégio Diocesano Seridoense, Caicó, Rio Grande do Norte, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-4370-6068

DOI:

https://doi.org/10.5902/2448065747930

Palavras-chave:

Interacionismo Simbólico. Agir Comunicativo. Ensino de Filosofia.

Resumo

O presente trabalho tem como objeto de estudo a análise dos conceitos de Interacionismo Simbólico de George Herbert Mead e Agir Comunicativo de Jürgen Habermas e suas contribuições para o ensino de Filosofia no Ensino Médio, articulada à uma ação educativa realizada no contexto da Escola Pública. A pesquisa consistiu em desenvolver uma metodologia de ensino de filosofia na escola pública, orientada numa perspectiva de identificação, problematização e busca por soluções de problemas com base em estudos da tradição filosófica e sua devida contextualização. A filosofia seria uma espécie de mediadora e guia, entre as diferentes formas de conhecimentos presente nas vidas dos estudantes, e teria o papel fundamental de organizar e articular criticamente, de acordo com seu contexto e necessidades, as diversas nuances dos saberes. A relevância da pesquisa, justifica-se, inicialmente, pelo fato de ser a primeira experiência prática de ensino, no Brasil, baseada no interacionismo simbólico de George Herbert Mead e suas contribuições para compreender a sociedade contemporânea; em segundo lugar, pela necessidade de se construir alternativas contra-hegemônicas de ensino, valorizando as experiências dos sujeitos, suas vivências diárias, buscando a constituição de uma ética e resolução de problemas.

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Biografia do Autor

José Gilliard Santos Silva, Secretaria de Estado Educação e Cultura do Rio Grande do Norte e no Colégio Diocesano Seridoense, Caicó, Rio Grande do Norte, Brasil.

Professor na Secretaria de Estado Educação e Cultura do Rio Grande do Norte e no Colégio Diocesano Seridoense, Caicó, Rio Grande do Norte, Brasil.

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Publicado

2020-10-28

Como Citar

Silva, J. G. S. (2020). A experiência na formação social do sujeito e o interacionismo simbólico em G. H. Mead: contribuições para o Ensino de Filosofia no Ensino Médio. Revista Digital De Ensino De Filosofia - REFilo, 6, e22/ 1–16. https://doi.org/10.5902/2448065747930

Edição

Seção

Dossiê Ensino da Filosofia – Comunicações GT Filosofar e ensinar a filosofar