A experiência na formação social do sujeito e o interacionismo simbólico em G. H. Mead: contribuições para o Ensino de Filosofia no Ensino Médio
DOI :
https://doi.org/10.5902/2448065747930Mots-clés :
Interacionismo Simbólico. Agir Comunicativo. Ensino de Filosofia.Résumé
O presente trabalho tem como objeto de estudo a análise dos conceitos de Interacionismo Simbólico de George Herbert Mead e Agir Comunicativo de Jürgen Habermas e suas contribuições para o ensino de Filosofia no Ensino Médio, articulada à uma ação educativa realizada no contexto da Escola Pública. A pesquisa consistiu em desenvolver uma metodologia de ensino de filosofia na escola pública, orientada numa perspectiva de identificação, problematização e busca por soluções de problemas com base em estudos da tradição filosófica e sua devida contextualização. A filosofia seria uma espécie de mediadora e guia, entre as diferentes formas de conhecimentos presente nas vidas dos estudantes, e teria o papel fundamental de organizar e articular criticamente, de acordo com seu contexto e necessidades, as diversas nuances dos saberes. A relevância da pesquisa, justifica-se, inicialmente, pelo fato de ser a primeira experiência prática de ensino, no Brasil, baseada no interacionismo simbólico de George Herbert Mead e suas contribuições para compreender a sociedade contemporânea; em segundo lugar, pela necessidade de se construir alternativas contra-hegemônicas de ensino, valorizando as experiências dos sujeitos, suas vivências diárias, buscando a constituição de uma ética e resolução de problemas.
Téléchargements
Références
ARENDT, Hannah. Sobre a violência; Tradução André de Macedo Duarte. Rio de Janeiro: Civilização brasileira. 2009.
BANNELL, Ralph Ings. Habermas & a Educação. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2006.
CASAGRANDE, C. A. A formação do eu em Mead e Habermas: desafios e implicações à educação. Tese (doutorado) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – Programa de Pós-Graduação em Educação. – Porto Alegre, 2012.
DALBOSCO, Cláudio Almir. Pragmatismo, teoria crítica e educação: ação pedagógica como mediação de significados. Campinas, SP: Autores Associados, 2010. 260p.
FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. Tradução Joice Elias Costa. – 3. Ed. – Porto Alegre: Artmed, 2009.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. Ed. – São Paulo: Atlas, 1999.
HABERMAS, Jürgen. Teoria do Agir Comunicativo. (I) Racionalidade da ação e racionalidade social. Tradução de Paulo Astor Soethe. – São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2012.
HABERMAS, Jürgen. Teoria do Agir Comunicativo. (II) Sobre a crítica razão funcionalista. Tradução de Flavio Beno Siebeneichler. – São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2012.
HABERMAS, Jürgen. O Discurso Filosófico da Modernidade: doze lições. Tradução de Luiz Sérgio Repa, Rodnei Nascimento. – São Paulo: Martins Fontes, 2000. (Coleção Tópicos).
HABERMAS, Jürgen. Consciência moral e agir comunicativo. Tradução Guido Antônio A. de Almeida. – Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1989.
HORKHEIMER, M. Eclipse da razão. Trad. Sebastião Uchoa Leite. São Paulo: Centauro, 2002.
MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
MEAD, G. H. Mente, Self e Sociedade. (org). Charles W. Morris. São Paulo: Ideias e Letras, 2010.
MENDONÇA, Ricardo Fabrino. Teorias Críticas e Pragmatismo: a contribuição de G. H. Mead para as renovações da Escola de Frankfurt. In: Revista Lua Nova. Nº 90. 2013.
MENEZES, Anderson de Alencar. A teoria do agir comunicativo e os processos de aprendizagem. In: PERSPECTIVA FILOSÓFICA – Revista dos Programas de Pós-graduação em Filosofia da Universidade Federal de Pernambuco e da Universidade Federal da Paraíba. (Org.) Junot Cornélio Matos. Volume II – Nº 38 (agosto a dezembro de 2012).
MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.) Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. – Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.
POLLI, José Renato. Habermas: agir comunicativo e ética do discurso. – Jundiaí, SP: Editora in House, 2013.
RADL PHILIPP, Rita Maria. Sociologia Crítica: Perspectivas Actuales. Madrid – Espanha: Editorial Síntesis, 1996.
RADL PHILIPP, Rita Maria. Teoria hermenêutica-crítica frankfurtiana: interés espistemológico emancipativo y práticas de pedagogía crítica. In: Revista Binacional Brasil Argentina. – Vitória da Conquista.v 03. Nº 02.pag. 146-174. Dezembro/2014.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Discurso sobre a origem e os fundamentos das desigualdades entre os homens. São Paulo: Nova Cultura. 1991.
ROUANET, Sérgio Paulo. As razões do iluminismo. São Paulo: Companhia das Letras, 1987