v. 34 n. 1 (2025): Dossiê Especial - 1/2025: Linguística Aplicada à análise de testes e exames

Instrumentos de testagem são recorrentemente usados para medição do desempenho ou das habilidades de uma pessoa em situações independentes do ensino e com alto distanciamento social entre examinador e examinado (com base em Wiggings, 1994; Marchezan, 2005; Marcuzzo; Radünz, 2019). Testes e exames podem prestar um serviço valioso à sociedade ao fornecer informações que auxiliem decisores a alocar recursos com base no mérito e não em vínculo pessoal ou preferência (Bachman; Purpura, 2008). Esses instrumentos também envolvem poder, uma vez que regulam o acesso a bens simbólicos e materiais ao sustentarem decisões sobre seleção, certificação, classificação, monitoramento, concessão de bolsas ou de cidadania, promoção ou retenção de pessoas em programas educacionais ou profissionais. Por esses motivos, investigar o processo de concepção, elaboração e aplicação de testes, e analisar os instrumentos de testagem, identificando e discutindo sua configuração, avaliando sua validade e confiabilidade, ou seja, em que medida o teste mede a habilidade a que se propõe para a finalidade que se propõe é de extrema importância. Com esse pano de fundo, este dossiê temático está aberto para receber artigos que: (I) analisem, na perspectiva da Linguística Aplicada, os processos de elaboração e/ou a aplicação de testes e exames de línguas, tais como, Testes de Suficiência e/ou Proficiência para a Pós-Graduação, Test of English as a Foreign Language (TOEFL), Diploma de Español como Lengua Extranjera (DELE), Certificado de Español: Lengua y Uso (CELU), Exame Celpe-Bras, Goethe-Zertifikat, Diplôme d'Études en Langue Française (DELF); (II) investiguem questões linguísticas e/ou discursivas subjacentes à elaboração ou à aplicação de testagens de variados campos ou áreas, tais como provas de concursos, Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) e vestibulares institucionais; (III) explorem a configuração, o histórico e as tecnologias de testagem em línguas desenvolvidas por comissões institucionais. Além de artigos, também são aceitas resenhas e entrevistas sobre a temática.