A concepção de gêneros discursivos e de letramentos acadêmicos em um teste de suficiência em leitura em língua estrangeira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148589550

Palavras-chave:

Teste de suficiência em língua estrangeira, gêneros discursivos, letramentos acadêmicos, Análise Crítica de Gêneros

Resumo

Com base em uma análise documental do “Guia para Elaboração do Teste de suficiência em língua estrangeira” da Universidade Federal de Santa Maria (TESLLE, 2023), do Minimanual do TESLLE (2024) e de um conjunto de exemplares de testes, o presente artigo tem por objetivo demonstrar como a concepção de gênero discursivo e a de letramentos acadêmicos se revela no TESLLE. O ferramental teórico inclui a Análise Crítica de Gêneros (Motta-Roth, 2008; Motta-Roth; Heberle, 2015) e os Novos Estudos do Letramento (Lea; Street, 1998; The New London Group, 1996). Os resultados indicam que o TESLLE é responsivo a seu contexto, pois, ao mesmo tempo em que pressupõe familiaridade com gêneros acadêmicos em línguas adicionais, pelo fato de sua audiência-alvo ser composta principalmente por estudantes da pós-graduação, também antecipa potenciais desafios da tarefa de ler tais gêneros (nova língua social, cf. Gee, 2010), orientando sua audiência por meio de mecanismos específicos. Nesse sentido, este artigo pode contribuir para a pesquisa e para a prática de elaboração e avaliação de instrumentos de testagem para contextos acadêmicos e oferecer suporte para a preparação dos(as) candidatos(as) ao Teste da UFSM.

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Biografia do Autor

Roséli Gonçalves do Nascimento, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Letras/Inglês pela Universidade Federal de Santa Catarina em regime de co-tutela com a University of Sydney, Austrália (2012). É professora Adjunto na Universidade Federal de Santa Maria, onde atua como membro do Laboratório de Pesquisa e Ensino de Leitura e Redação (LabLeR), Coordenadora do Projeto Línguas no Campus (LinC). Atualmente coordena o Teste de Suficiência em Leitura em Línguas Estrangeiras (TESLLE) e o Simpósio de Intercâmbio Acadêmico. Seus interesses de pesquisa incluem Análise Crítica do Discurso, Análise Crítica de Gêneros e suas interfaces com Multimodalidade, Linguística Sistêmico Funcional e pedagogias para os multiletramentos.

Cristiane Salete Florek, Universidade Federal de Santa Maria

Cristiane Salete Florek é Professora Adjunta do Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Federal de Santa Maria. Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Pelotas (2008), Mestrado (2015), Doutorado (2018) e Pós-Doutorado (2019-2020) em Letras (ênfase em Estudos Linguísticos) pela Universidade Federal de Santa Maria. O foco de estudo do doutorado foi o resumo acadêmico gráfico (graphical abstract) de Química e de Engenharias. No pós-doutorado, desenvolveu estudos concernentes ao Sistema de Avaliatividade e à Multimodalidade em imagens técnicas. Atualmente, coordena o projeto de pesquisa "Tecnologias pedagógicas para o consumo, produção e distribuição de gêneros acadêmicos novos".

Simone Mendonça Soares, Universidade Federal de Santa Maria

Simone Mendonça Soares é professora Adjunta do Departamento de Letras Vernácula da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Possui Graduação em Licenciatura em Letras - Português/Francês, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001), Mestrado em Letras/Aquisição da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006) e Doutorado em Letras/Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012). É Pós-Doutora pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, tendo desenvolvido pesquisa sobre variação linguística na fala de crianças em fase de pré-alfabetização. Têm experiência em ensino presencial e EaD e ensino de Português como Língua Adicional. Atualmente desenvolve pesquisa na área de letramentos acadêmicos e de produção de material didático, e tem interesse pelos seguintes temas: sociolinguística e formação de professores e letramentos acadêmicos.

Maria Clara da Silva Ramos Carneiro, Universidade Federal de Santa Maria

Maria Clara Carneiro é professora do Departamento de Letras Estrangeiras e do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFSM e é líder do Grupo de Pesquisa histórias em Quadrinhos, Oficinas de escrita e Tradução (GPOQT/UFSM). Também tradutora, pesquisadora e crítica de quadrinhos, edita o Balbúrdia e é co-organizadora do Prêmio Grampo. Foi jurada da categoria História em Quadrinhos do Prêmio Jabuti em 2019. Em 2023, foi uma das curadoras da Bienal de Quadrinhos de Curitiba, co-editora da Harvi, organizadora do livro Hmmm: paixão criativa de Moacy Cirne. Leituras e desdobramentos (Selo Risco Impresso).

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Publicado

2025-07-04

Como Citar

Nascimento, R. G. do, Florek, C. S., Soares, S. M., & Carneiro, M. C. da S. R. (2025). A concepção de gêneros discursivos e de letramentos acadêmicos em um teste de suficiência em leitura em língua estrangeira. Letras, 34(1), e89550. https://doi.org/10.5902/2176148589550

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