Linguística aplicada à análise crítica de testes e exames: impactos sociais e pedagógicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148592506

Palavras-chave:

Linguística aplicada, testes, teestagem, avaliação

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roséli Gonçalves do Nascimento, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Letras-Inglês pela Universidade Federal de Santa Catarina em regime de cotutela com a University of Sydney, Austrália (2012). É docente no Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), onde atua como Co-coordenadora do Laboratório de Pesquisa e Ensino de Leitura e Redação (LabLeR), Coordenadora do Línguas no Campus (LinC), um programa de qualificação da formação inicial e continuada de professores de inglês como língua adicional; do Teste de Suficiência em Leitura em Língua Estrangeira (TESLLE) da UFSM; e do Symposium of Academic Exchange, um evento multidisciplinar anual que visa contribuir para a internacionalização em casa por meio do estímulo à divulgação científica e ao desenvolvimento de letramentos acadêmicos em inglês. Seus interesses de pesquisa envolvem Análise Crítica do Discurso, Análise Crítica de Gênero e suas interfaces com Multimodalidade, Linguística Sistêmico Funcional, Pedagogias dos Multiletramentos e Internacionalização.

Vanessa Ribas Fialho, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Letras Espanhol pela Universidade Federal de Santa Maria (2003); Mestrado em Linguística Aplicada (2005), Doutorado em Linguística Aplicada (2011) e Pós-Doutorado em Letras (2016) pela Universidade Católica de Pelotas, com orientação do prof. Dr. Vilson Leffa. Foi professora da Faculdade Metodista de Santa Maria (FAMES) de março de 2003 até outubro de 2009. Atualmente é professora Associada da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Coordenadora Geral da Universidade Aberta do Brasil (UAB) na UFSM. Tem experiência na área de Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de professores, Ensino Mediado por Tecnologias Digitais, Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) aplicadas à educação, Educação a Distância (EaD), Objetos de Aprendizagem (OAs), Recursos Educacionais Abertos e Formação de Comunidades Virtuais. 

Alan Ricardo Costa, Universidade Federal de Roraima

Professor Adjunto na Universidade Federal de Roraima (UFRR). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da UFRR. Doutor em Letras pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Mestre em Letras pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel), também com bolsa CAPES. Especialista em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e em Educação a Distância/Tecnologias Educacionais. Graduado em Letras Espanhol e literaturas de língua espanhola pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Graduado em Letras Português/Inglês e respectivas literaturas. Realizou estágio de pós-doutorado (2021-2022) na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), sob supervisão do prof. Dr. Vilson Leffa. Líder do GITEA: Grupo de Investigações sobre Tecnologias, Ensino e Aprendizagem (UFSM/CNPq). Professor voluntário no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede (PPGTER-UFSM). Na UFRR, coordena o Núcleo de Línguas do Programa Idiomas sem Fronteiras (NucLi-IsF), o Programa de Estudantes-Convênios de Graduação (PEC-G), o Laboratório de Linguística Aplicada de Roraima (LLARR, PPGL-UFRR) e o convênio internacional com a Universidad de Cundinamarca (UdC, Colômbia). Vice-coordenador do PPGL-UFRR (2023-2025). Sócio efetivo da ALAB (Associação de Linguística Aplicada do Brasil) desde 2017. Sócio efetivo da ABH (Associação Brasileira de Hispanistas) desde 2023. Sócio efetivo da AAAL (American Association for Applied Linguistics) desde 2024. Atuou na Comissão Assessora do ENADE no INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas), na área de Português-Espanhol (2024-2025). Coeditor da revista Linguagens e Cidadania (UFSM, ISSN 2674-6921). Integra o comitê editorial da Revista do SELL (UFTM, ISSN 1983-3873). Realiza pesquisas nas áreas de Linguística Aplicada, ensino e aprendizagem de línguas adicionais, formação de professores de línguas, Computer-Assisted Language Learning (CALL) e tecnologias digitais.

Referências

BACHMAN, L. F.; PURPURA, J. E. Language Assessments: Gate-Keepers or Door-Openers? The handbook of educational linguistics, p. 456-469, 2008.

MARCHEZAN, M. T. N. Perfil de provas elaboradas por professores de inglês na escola pública fundamental. 2005. 163 f. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, 2005.

MARCUZZO, P.; RADUNZ, A. P. Análise Crítica de Gênero: uma análise de um teste de proficiência em inglês como língua estrangeira. Fórum Linguístico, v. 16, p. 3642-3654, 2019.

WIGGINGS, G. P. Introduction: assessment and the morality of testing. In: WIGGINGS, G. P. Assessing student performance: exploring the purpose and limits of testing. San Francisco: Jossey-Bass Publishers, 1993.

Downloads

Publicado

2025-07-04

Como Citar

do Nascimento, R. G., Fialho, V. R., & Costa, A. R. (2025). Linguística aplicada à análise crítica de testes e exames: impactos sociais e pedagógicos. Letras, 34(1), e92506. https://doi.org/10.5902/2176148592506