Práticas de curadoria digital de materiais de ensino na formação inicial de professores de línguas como atividade docente na cultura digital
DOI:
https://doi.org/10.5902/2176148571356Palavras-chave:
CALL, Curadoria digital, Formação de professoresResumo
Esta pesquisa objetiva averiguar em que medida professores em formação inicial realizam práticas de curadoria digital de materiais de ensino e se tais práticas se enquadram nas diferentes etapas de uma curadoria eficiente. A pesquisa tem caráter qualitativo e foi desenvolvida com acadêmicos de licenciatura em Letras, tendo como instrumento um questionário online. Resultados indicam que os participantes praticam curadoria preliminar, sendo menos comum a incidência de práticas de curadoria consolidada. Nossas considerações finais apontam para a importância da formação de professores para a atuação na cultura digital, especialmente nas práticas educativas voltadas ao desenvolvimento da curadoria consolidada.
Downloads
Referências
ABBOUT, D. What is digital curation? Edinburgh, UK: Digital Curation Centre, 2008.
BASSANI, P. B. S.; MAGNUS, E. B. Práticas de curadoria como atividades de aprendizagem na cultura digital. In: SANTOS, E. O.; SAMPAIO, F. F.; PIMENTEL, M. (Org.) Informática na Educação: fundamentos e práticas. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021. Disponível em: <https://ieducacao.ceie-br.org/curadoria>. Acesso em: 21 fev. 2022.
BEVILÁQUA, A. F.; COSTA, A. R.; FIALHO, V. R.; LEFFA, V. J. Princípios de curadoria de recursos digitais em Inglês como Segunda Língua no ELO em Nuvem. Ilha do Desterro, Florianópolis, v. 74, p. 247-268, 2021.
BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto – Portugal. Porto Editora, 1994.
COSTA, A. R. Professores de línguas “na” e “em” rede? Formação continuada de educadores para práticas abertas de (re)produção de materiais didáticos online. 2016. 146f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Católica de Pelotas, Rio Grande do Sul, 2016.
COSTA, A. R.; BEVILÁQUA, A. F.; KIELING, H. S.; FIALHO, V. R. Paulo Freire hoje na Cibercultura. Porto Alegre: Editora CirKula, 2020a. 100p.
COSTA, A. R.; FIALHO, V. R.; BEVILÁQUA, A. F.; OLIVEIRA, E. 10 anos de Jornada de Elaboração de Materiais, tecnologias e Aprendizagem de Línguas: estado da arte. In: LEFFA, V. J.; FIALHO, V. R.; BEVILÁQUA, A. F.; COSTA, A. R. (Org.) Tecnologias e ensino de línguas: uma década de pesquisa em Linguística Aplicada. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2020b, v. 1, p. 19-43.
DESCHAINE, M. E.; SHARMA, S. A. The Five Cs of Digital Curation: supporting twenty-first-century teaching and learning. Insight: A Journal of Scholarly Teaching (online), v. 10, n. 1, p. 19-24, set. 2015.
DÓNAILL, C. Ó. Collaborative partnerships in CALL materials development. In. 5th WorldCALL Conference: CALLing all the CALLers Worldwide. Chile. 2018. Disponível em: <http://www.zentidosopic.com/images/WorldCALL_2018_Proceedings_compressed.pdf>. Acesso em: 19 fev. 2022.
FIALHO, V. R. Comunidades virtuais na formação de professores de Espanhol Língua Estrangeira a distância na perspectiva da Complexidade. 204f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) – Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Católica de Pelotas. Rio Grande do Sul, 2011.
LEFFA, V. J. Como produzir materiais para o ensino de línguas. In: LEFFA, V. J. (Org.) Produção de materiais de ensino: teoria e prática. 2ª ed. Pelotas: EDUCAT, 2008, p. 15-41.
LEFFA, V. J. Nem tudo que balança cai: Objetos de aprendizagem no ensino de línguas. Revista Polifonia. Cuiabá, v. 12, n. 2, p. 15-45, 2006.
LEFFA, V. J.; COSTA, A. R.; BEVILÁQUA, A. F. O prazer da autoria na elaboração de materiais didáticos para o ensino de línguas. In: FINARDI, K. R.; TÍLIO, R.; BORGES, V; DELLAGNELO, A.; RAMOS FILHO, E. (Org.) Transitando e transpondo n(a) Linguística Aplicada. Campinas: Pontes, 2019, p. 267-297.
LEFFA, V. J.; FIALHO, V. R.; BEVILÁQUA, A. F.; COSTA, A. R. (Org.) Tecnologias e ensino de línguas: uma década de pesquisa em Linguística Aplicada. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2020, v. 1, p. 19-43.
KANTER, B. Content curation primer. 2011. Disponível em: <https://bethkanter.org/content-curation-101/#:~:text=What%20is%20Content%20Curation%3F,%2C%20arranging%2C%20and%20publishing%20information>. Acesso em: 19 mar. 2022.
McGREAL, R. Learning objects: A practical definition. International Journal of Instructional Technology and Distance Learning (IJITDL), v. 9, n. 1, 2004.
MAGNUS, E. Curadoria de conteúdo digital no ensino superior de moda: ampliação do ambiente pessoal de aprendizagem e exercício da autoria na sociedade em rede. Tese (Doutorado em Diversidade Cultural e Inclusão Social) – Feevale, Novo Hamburgo-RS, Brasil. 2018.
MIHAILIDIS, P.; COHEN, J. Exploring Curation as a core competency in digital and media literacy education. Journal of Interactive Media in Education. Vol. 1, parte 2. 2013.
MOURA, E. C. O artista-curador: propostas para além da criação estético-conceitual. In: 22º Encontro Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas: Ecossistemas Estéticos, 2013, Belém. Anais… Belém: ANPAP/PPGARTES/ICA/UFPA, 2013. p.389-403.
O'REILLY, T. What Is Web 2.0 - Design Patterns and Business Models for the Next Generation of Software. O'Reilly Publishing. 2005. Disponível em: <https://www.oreilly.com/pub/a/web2/archive/what-is-web-20.html>. Acesso em: 11 mar. 2022.
PAIVA, V. L. M. O. Manual de pesquisa em estudos linguísticos. Parábola. 2019a.
PAIVA, V. L. M. O. Tecnologias digitais no ensino de línguas: passado, presente e futuro. Revista da ABRALIN, v. 18, n. 1. 2019b.
REIS, S. C. As fases de Pesquisas sobre Computer Assisted Language Learning (CALL) no Brasil: identificação do estado da arte. Revista Horizontes De Linguística Aplicada, 11(1). 2013.
TAVARES, V. M. C. Ensino de leitura do Hipertexto: um estudo sobre a preparação de atividades instrucionais em Inglês e Português em escolas de Fortaleza. Revista Hipertextus. Recife, vol. 1, n. 1. 2007.
WEISGERBER, C.; BUTLER, S. Reenvisioning Modern Pedagogy: Educators as Curators. 2012. Disponível em: <https://pt.slideshare.net/corinnew/reenvisioning-modern-pedagogy-educators-as-curators-11879841>. Acesso em: 18 mar. 2022.
Downloads
Publicado
Versões
- 2023-01-09 (2)
- 2022-12-21 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Letras
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Ficam concedidos a Letras todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os originais não devem ter sido publicados ou submetidos simultaneamente a outro periódico e não serão devolvidos. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não comerciais.