A Língua Espanhola no vestibular (2020–2024): análise das provas de duas universidades públicas da região norte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148589231

Palavras-chave:

Vestibular, Espanhol, Leitura

Resumo

Este trabalho objetiva analisar o perfil da prova de espanhol do vestibular de duas Instituições de Ensino Superior da Região Norte do Brasil. No viés da Linguística Aplicada, e seguindo uma abordagem qualitativa, este estudo conta com a análise de dez provas de duas universidades públicas (no período entre 2020 e 2024) em três etapas: 1) leitura das provas de língua espanhola; 2) registro das informações; e 3) análise das questões. Resultados indicam que as IES possuem um perfil distinto de provas de espanhol: na Instituição A prevalecem as questões de interpretação textual, na Instituição B predominam as questões gramaticais.

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Biografia do Autor

Patrícia Lima Pantoja, Universidade Federal de Roraima

Professora de Português e Espanhol do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Roraima (CAp/UFRR). Graduada em Letras - Português e Espanhol pela Universidade Federal de Roraima.

Alan Ricardo Costa, Universidade Federal de Roraima

Doutor em Letras, com ênfase em Estudos Linguísticos e Cognição, pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), com bolsa CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Mestre em Letras, com ênfase em Linguística Aplicada, pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel), sob orientação do prof. Vilson J. Leffa, também com bolsa CAPES. Especialista em Língua Brasileira de Sinais (Libras), pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), e em Educação a Distância (EaD) e Tecnologias Educacionais, pelo Centro Universitário Cesumar. Graduado em Letras - Espanhol e literaturas de língua espanhola, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e em Letras - Português/Inglês e respectivas literaturas, pela Universidade Cesumar (Unicesumar).

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Publicado

2025-07-04

Como Citar

Pantoja, P. L., & Costa, A. R. (2025). A Língua Espanhola no vestibular (2020–2024): análise das provas de duas universidades públicas da região norte. Letras, 34(1), e89231. https://doi.org/10.5902/2176148589231