Convergências e desafios para a pesquisa com imagens em movimento sob a perspectiva da análise do discurso multimodal

Autores

  • Graciela Rabuske Hendges Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS https://orcid.org/0000-0001-7326-0223
  • Roséli Gonçalves do Nascimento Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148525321

Palavras-chave:

Imagens em movimento, Análise do Discurso Multimodal, Letramentos multimodais

Resumo

Neste artigo, fazemos uma revisão da literatura (Iedema, 2001; O’Halloran, 2004; Baldry e Thibault, 2007) em Análise do Discurso Multimodal em busca de categorias para segmentação e análise de imagens em movimento em gêneros diversos. O objetivo é estabelecer uma análise comparativa entre as propostas e subsidiar tanto a pesquisa quanto o ensino dos multiletramentos por meio de textos em vídeo. A partir da análise, ficou evidente que há um avanço significativo na área, pois os autores investigados apresentam uma sintonia conceitual na proposta de quatro unidades – Quadro, Tomada, Cena e Sequência. Identificamos, entretanto, alguns desafios para futuras pesquisas.

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Biografia do Autor

Graciela Rabuske Hendges, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Professora do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria. Licenciada em Letras Português/Inglês (1998) e Letras Espanhol (1999) Universidade Federal de Santa Maria. Mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Santa Maria (2001) e Doutora em Letras/Inglês pela Universidade Federal de Santa Catarina com estágio de doutorado na University of New South Wales, Sidnei, Austrália (2008).

Roséli Gonçalves do Nascimento, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Professora do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da Universidade Federal de Santa Maria. Mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Santa Maria (2002) e Doutora em Letras/Inglês pela Universidade Federal de Santa Catarina em regime de co-tutela com a University of Sydney, Austrália (2012).

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Publicado

2016-06-22

Como Citar

Hendges, G. R., & Nascimento, R. G. do. (2016). Convergências e desafios para a pesquisa com imagens em movimento sob a perspectiva da análise do discurso multimodal. Letras, (52), 25. https://doi.org/10.5902/2176148525321

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