Convergências e desafios para a pesquisa com imagens em movimento sob a perspectiva da análise do discurso multimodal
DOI:
https://doi.org/10.5902/2176148525321Parole chiave:
Imagens em movimento, Análise do Discurso Multimodal, Letramentos multimodaisAbstract
Neste artigo, fazemos uma revisão da literatura (Iedema, 2001; O’Halloran, 2004; Baldry e Thibault, 2007) em Análise do Discurso Multimodal em busca de categorias para segmentação e análise de imagens em movimento em gêneros diversos. O objetivo é estabelecer uma análise comparativa entre as propostas e subsidiar tanto a pesquisa quanto o ensino dos multiletramentos por meio de textos em vídeo. A partir da análise, ficou evidente que há um avanço significativo na área, pois os autores investigados apresentam uma sintonia conceitual na proposta de quatro unidades – Quadro, Tomada, Cena e Sequência. Identificamos, entretanto, alguns desafios para futuras pesquisas.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ALBERS, P.; SANDERS, J. Multimodal literacies: an introduction. In: ALBERS, P.; SANDERS, J. (Eds.). Literacies, the Arts and Multimodality. Urbana: National Council of Teachers of English, 2010. p. 1-25.
BALDRY, A.; THIBAULT, P. J. Film texts and genres. In: BALDRY, A.; THIBAULT, P. J. ultimodal transcription and text analysis: a multimedia toolkit and coursebook with associated online course. London: Equinox, 2006.
BATEMAN, J. A. Multimodal analysis of film within the GeM framework. Ilha do Desterro, n. 64, p. 49-84, 2013.
COPE, B.; KALANTZIS, M. “Multiliteracies”: new literacies, new learning. Pedagogies: An International Journal, vol. 4, n. 3, p. 164-195, 2009.
FAIRCLOUCH, N. Critical discourse analysis. London: Longman, 1995.
FAIRCLOUCH, N. Discourse and social change. Cambridge: Polity Press, 1992.
FARENCENA, G. S.; FUZER, C. A caracterização da fábula a partir de seu Potencial de Estrutura Genológica (PEG). Linguagem & Ensino, Pelotas, v.15, n.1, p. 65-86, jan./jun. 2012.
GOUVEIA, C. A. M. Texto e gramática: uma introdução à linguística sistémico--funcional. Matraga, Rio de Janeiro, v.16, n.24, p. 13-47, jan./jun. 2009.
HALLIDAY, M.A.K; MATTHIESSEN, C. M. I. M. An introduction to functional grammar. 3rd ed. London: Routledge, 2004.
HALLIDAY, M.A.K; MATTHIESSEN, C. M. I. M. An introduction to functional grammar. 4th ed. London: Routledge, 2014.
IEDEMA, R. Analysing film and television: a social semiotic account of hospital: an unhealthy business. In: Van LEEUWEN, T. JEWITT, C. (Eds.). Handbook of visual analysis. London: Sage, 2001. p. 183-204.
JEWITT, C.; KRESS, G. (Eds.). Multimodal literacy. New York: Peter Lang, 2003.
KRABBE, B. Generic hybridism and multimodality in the film Melinda and Melinda. Trabalho de Final de Graduação. (Curso de Letras - Lic. - Hab. Inglês e Literaturas Língua Inglesa) Santa Maria, RS: Universidade Federal de Santa Maria, 2014.
KRESS, G, VAN LEEUWEN, T. Reading images: the grammar of visual design. London: Routledge, 1996.
KRESS, G, VAN LEEUWEN, T. Reading images: the grammar of visual design. 2. Ed. London: Routledge, 2006.
LEMKE, J. L. Letramento metamidiático: transformando significados e mídias. Trabalhos em Linguística Aplicada. v.49, n.2, p.455-479, 2010.
MOTTA-ROTH, D. Analise crítica de gêneros: contribuições para o ensino e a pesquisa de linguagem. DELTA, v. 24, p. 341-383, 2008.
MOTTA-ROTH, D.; HEBERLE, V. M. A short cartography of genre studies in Brazil. Journal of English for Academic Purposes, v. 19, p. 22-31, 2015.
MOTTA-ROTH, D.; HENDGES, G. R. Explorando modalidades retóricas sob a perspectiva da multimodalidade. Letras, Santa Maria, v. 20, n. 40, p. 43–66, jan./jun. 2010.
NASCIMENTO, R. G. do; BEZERRA, F. A. S.; HEBERLE, V. M. Multiletramentos: iniciação à análise de imagens. Linguagem & Ensino, Pelotas, v.14, n.2, p. 529-552, jul./dez. 2011.
NASCIMENTO, R. G. do; HENDGES, G. R. Multimodalidades e gramática visual de vídeos. I SIGATEC – I Simpósio Internacional de Games, Mundos Virtuais e Tecnologias na Educação e I Simpósio de Arte, Mídias Locativas e Tecnologias na Educação. Universidade Federal de Santa Maria, 2014.
O’HALLORAN, K. L. Multimodal discourse analysis. London/New York: Continuum, 2004. Routledge, 2003.
SOUZA, E. S. de; NASCIMENTO, R. G. Old Spice: gender representations on TV commercials of glooming products for men (em preparação).
SWALES, J. M. Genre analysis: English in academic and research settings. Cambridge University Press, 1990.
THE NEW LONDON GROUP. A pedagogy of multiliteracies: designing social futures. Harvard Educational Review, v. 66, n. 1, p. 60-92, 1996.
VAN LEEUWEEN, T. Moving English: the visual language of film. In: GRADDOL, D. (Ed.) Redesigning English: new texts, new identities. London: Routledge, 1996. p. 81-105.
XAVIER, F. Moving image patterns of analysis from a Multimodal Discourse Analysis’s perspective. Trabalho de Final de Graduação (Curso de Letras - Lic. - Hab. Inglês e Literaturas Língua Inglesa) Santa Maria, RS: Universidade Federal de Santa Maria, 2016.