A concepção de gêneros discursivos e de letramentos acadêmicos em um teste de suficiência em leitura em língua estrangeira
DOI:
https://doi.org/10.5902/2176148589550Palabras clave:
Teste de suficiência em língua estrangeira, gêneros discursivos, letramentos acadêmicos, Análise Crítica de GênerosResumen
Com base em uma análise documental do “Guia para Elaboração do Teste de suficiência em língua estrangeira” da Universidade Federal de Santa Maria (TESLLE, 2023), do Minimanual do TESLLE (2024) e de um conjunto de exemplares de testes, o presente artigo tem por objetivo demonstrar como a concepção de gênero discursivo e a de letramentos acadêmicos se revela no TESLLE. O ferramental teórico inclui a Análise Crítica de Gêneros (Motta-Roth, 2008; Motta-Roth; Heberle, 2015) e os Novos Estudos do Letramento (Lea; Street, 1998; The New London Group, 1996). Os resultados indicam que o TESLLE é responsivo a seu contexto, pois, ao mesmo tempo em que pressupõe familiaridade com gêneros acadêmicos em línguas adicionais, pelo fato de sua audiência-alvo ser composta principalmente por estudantes da pós-graduação, também antecipa potenciais desafios da tarefa de ler tais gêneros (nova língua social, cf. Gee, 2010), orientando sua audiência por meio de mecanismos específicos. Nesse sentido, este artigo pode contribuir para a pesquisa e para a prática de elaboração e avaliação de instrumentos de testagem para contextos acadêmicos e oferecer suporte para a preparação dos(as) candidatos(as) ao Teste da UFSM.
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