Confiabilidade entre avaliadores em foco: o processo de atribuição de notas e a reavaliação na Parte Escrita do Celpe-Bras
DOI:
https://doi.org/10.5902/2176148589188Palavras-chave:
Celpe-Bras, Parte Escrita, ConfiabilidadeResumo
Este artigo apresenta discussões sobre a confiabilidade entre avaliadores na Parte Escrita do Exame Celpe-Bras. A partir de dados de três edições do exame (2016.1, 2016.2 e 2017.1), o estudo pauta o consenso e a discrepância entre avaliadores durante o processo de avaliação, bem como o impacto da reavaliação de textos com notas discrepantes na definição da nota final da Parte Escrita e do nível de certificação. Os dados e análises apresentados fornecem evidências para atestar a confiabilidade entre avaliadores no processo de avaliação da Parte Escrita do Celpe-Bras.
Downloads
Referências
BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BACHMAN, Lyle F.; PALMER, Adrian S. Language testing in practice: Designing and developing useful language tests. Oxford: Oxford University Press, 1996.
BRASIL. Guia do Participante: tarefas comentadas que compõem a edição de abril de 2013 do exame. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Ministério da Educação, 2013.
BRASIL. Documento base do exame Celpe-Bras [recurso eletrônico]. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), 2020.
CHAPELLE, Carol A. Reliability in language assessment. Iowa State University, 2013.
CLARK, Herbert. Using Language. Cambridge: Cambridge University Press, 1996.
DAVIS, Larry. The influence of training and experience on rater performance in scoring spoken language. Language Testing, v. 33, n. 1, p. 117–135, 2016.
KNOCH, Ute; SITAJALABHORN, Woranon. A closer look at integrated writing tasks: Towards a more focused definition for assessment purposes. Assessing Writing, v. 18, n. 4, p. 300-308, 2013.
MCNAMARA, Timothy Francis. Measuring Second Language Performance. Londres: Longman, 1996.
MCNAMARA, Timothy Francis. Language Testing. In: DAVIES, Alan; ELDER, Catherine. The Handbook of Applied Linguistics. Londres: Blackwell Publishing, 2004.
MCKAY, Todd; PLONSKY, Luke. Reliability Analyses: Estimating Error. In: WINKE, Paula; BRUNFAUT, Tineke. The Routledge Handbook of Second Language Acquisition and Language Testing. London: Routledge, 2021.
MENDEL, Kaiane. Proficiência e autoria na avaliação integrada de leitura e escrita do exame Celpe-Bras. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2019.
NEVES, Liliane de Oliveira. Confiabilidade e comportamento avaliativo na prova oral do exame Celpe-Bras: um estudo longitudinal. 2018. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2018.
SCHLATTER, Margarete; SCARAMUCCI, Matilde; PRATI, Silvia; ACUÑA, Leonor. Celpe-Bras e Celu: impactos da construção de parâmetros comuns de avaliação de proficiência em portugês e em espanhol. In: FONTANA, Mónica Zoppi (Org.) O português do Brasil como língua transnacional. Campinas: RG Editora, 2009.
SCHLATTER, Margarete; NUNES, Luciana Neves; KUNRATH, Simone Paula. Análise descritiva da parte escrita do exame CELPE-BRAS. Brasília, 2021.
SCHOFFEN, Juliana Roquele. Gêneros do discurso e parâmetros de avaliação de proficiência em português como língua estrangeira no exame Celpe-Bras. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
SEGAT, Giovana Lazzaretti. Estudos sobre confiabilidade em exames de proficiência: o processo de atribuição de notas e a reavaliação na parte escrita do Celpe-Bras. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2023.
STEMLER, Steven. A comparison of consensus consistency and measurement approaches to estimating interrater reliability. Practical Assessment Research & Evaluation, v.9, n. 4, 2004.
WANG, Jue; ENGELHARD, George; RACZYNSKI, Kevin; SONG, Tian; WOLFE; Edward. Evaluating rater accuracy and perception for integrated writing assessments using a mixed-methods approach. Assessing Writing, v. 33, 2017.
WHEELAN, Charles. Estatística: o que é, para que serve, como funciona. Rio de Janeiro: Zahar, 2016.
YAN, Xun; FAN, Jason. Reliability and dependability. In: FULCHER, Glenn; HARDING, Luke. The Routledge Handbook of Language Testing. 2. ed. London: Routledge, 2022. pp. 477-494.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Letras

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Ficam concedidos a Letras todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os originais não devem ter sido publicados ou submetidos simultaneamente a outro periódico e não serão devolvidos. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não comerciais.


