Desenvolvimento de escalas de proficiência para o exame EPPLE para avaliação de desempenho oral de professores de inglês
DOI:
https://doi.org/10.5902/2176148588884Palavras-chave:
Avaliação, EFL, EPPLE, Proficiência oral, Escalas de proficiênciaResumo
A definição dos aspectos linguísticos e do domínio no qual operacionalizar a avaliação da proficiência linguística de professores de línguas, e dos critérios para avaliar a linguagem de professores, são desafios na área de avaliação. Neste artigo, descrevemos as características do teste oral do EPPLE (Exame de Proficiência para Professores de Línguas Estrangeiras), e refletimos sobre resultados de quatro pesquisas: (1) critérios de avaliação de complexidade e precisão gramatical (Martins, 2023; Borges Almeida, 2009a), (2) aspectos fonológicos (Cialdini, 2023), e (3) faixas de proficiência analíticas para o teste oral (Oliveira, 2021), contemplando fluência, precisão gramatical, metalinguagem, pronúncia e vocabulário.
Downloads
Referências
ALMEIDA FILHO, José Carlos Paes de. Dimensões Comunicativas no Ensino de Línguas. Campinas, Brazil: Pontes Editores, 1993.
ANDRELINO, Paulo José. Análise da Estrutura Genérica das Instruções na Fala do Professor de Inglês: contribuições para o teste oral do EPPLE (An Analysis of the Generic Structure in English Teachers’ Talk: Contributions to the EPPLE oral test). Unpublished PhD dissertation. Sao Jose do Rio Preto, Brazil: UNESP, 2014.
BAFFI-BONVINO, Melissa Alves. Avaliação da proficiência oral em inglês como língua estrangeira de formandos em Letras: uma proposta para validar o descritor ‘vocabulário’ de um teste de professores de língua inglesa (The Assessment of Oral Proficiency in English as a Foreign Language of Graduating Students in Letters: A proposal to validate the descriptor ‘vocabulary’ in a test for English language teachers). Unpublished PhD dissertation. São Jose do Rio Preto, Brazil: UNESP, 2010.
BORGES ALMEIDA, Vanessa. Precisão e Complexidade Gramatical na Avaliação de Proficiência Oral em Inglês do Formando em Letras: implicações para a validação de um teste (Grammatical Precision and Complexity in the Assessment of Oral Proficiency of Letters Graduating Students: Implications for a test validity). Unpublished PhD dissertation. São Jose do Rio Preto: UNESP, 2009a.
BORGES ALMEIDA, Vanessa. Pausas preenchidas e domínios prosódicos: evidências para a validação do descritor fluência em um teste de proficiência oral em língua estrangeira (Filled pauses and prosodic domains: Evidence for the validation of the descriptor for fluency in a foreign language oral proficiency test). ALFA: Revista de Linguística, v. 53, n. 1, p. 167-193, 2009b.
CIALDINI, Marina Melo. Uma Proposta de Aprimoramentos para Faixas de Proficiência destinadas à Avaliação da Pronúncia em um Exame para Professores de Línguas Estrangeiras: um produto da análise dos seus critérios avaliativos e da pronúncia dos sons /θ/, /ð/ e [ɫ] em falas de (futuros) professores de língua inglesa(A proposal of improvements for analytic proficiency bands to assess pronunciation in na examination for foreign language teachers: A product of the analysis of its criteria and of the pronunciation
of the sounds /θ/, /ð/ e [ɫ] in oral production samples of (future) EFL teachers). Unpublished MA thesis: São Jose do Rio Preto, Brazil: UNESP, 2023.
COLOMBO, Camila Sthéfanie. Avaliação de Proficiência Oral em Língua Estrangeira: Uma Proposta de Abordagem Avaliativa em um Exame para Professores de Línguas com base em Métodos de Estruturação de Problemas e em Métodos Multicritério de Análise da Decisão (Oral Assessment in a Foreign Language: A proposal of an assessment approach in an examination for language teachers based in methods of problem structuring and methods multicriteria of the analysis of decision). PhD dissertation. Sao Jose do Rio Preto, Brazil: UNESP, 2019.
COLOMBO, Camila Sthéfanie. O Insumo Linguístico Oral em Aulas de Inglês como Língua Estrangeira para Crianças: a fala do professor em foco (The Oral Linguistic Input in EFL Lessons for Children: Focus on teacher talk). Unpublished MA thesis. Sao Jose do Rio Preto, Brazil: UNESP, 2014.
CONSOLO, Douglas Altamiro. A competência oral de professores de língua estrangeira: a relação teoriaprática no contexto brasileiro (The oral competence of foreign language teachers: The theory-practice relationship). In: CONSOLO, Douglas Altamiro; TEIXEIRA DA SILVA, Vera Lucia. (Eds.) Olhares sobre Competências do Professor de Língua Estrangeira: da Formação ao Desempenho Profissional, Sao Jose do Rio Preto, Brazil: Editora HN, 2007, p. 165-178.
CONSOLO, Douglas Altamiro. (2004). A construção de um instrumento de avaliação da proficiência oral do professor de língua estrangeira. Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 43, n. 2, p. 265-286, 2004.
CONSOLO, Douglas Altamiro; LANZONI, Hélcio de Pádua; ALVARENGA, Magali Berçante; CONCÁRIO, Marcelo; MARTINS, Teresa Helena Buscato; TEIXEIRA DA SILVA, Vera Lúcia. Exame de Proficiência para Professores de Língua Estrangeira (EPPLE): proposta inicial e implicações para o contexto brasileiro (Proficiency Examination for Foreign Language Teachers: Initial proposal and implications for the Brazilian context). Proceedings of the II Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas (CLAFPL), Rio de Janeiro, Brazil: PUC-Rio (CD-ROM), 2010.
CONSOLO, Douglas Altamiro; SILVA NETO, Teucle Maurílio. An analysis of lexicon and oral language proficiency in English of Letters undergraduates. Revista de Letras Norte@mentos, v. 8, p. 53-78, 2015.
CONSOLO, Douglas Altamiro; TEIXEIRA DA SILVA, Vera Lúcia. The TEPOLI test: Construct, updated tasks and new parameters to assess EFL teachers’ oral proficiency. Proceedings of the I Congresso Internacional da ABRAPUI (ABRAPUI International Conference). Belo Horizonte, Brazil: UFMG, (CD-ROM), 2007.
CRUZ, Maria de Lurdes Otero Brabo. Estágios de interlíngua: estudo longitudinal centrado na oralidade de sujeitos brasileiros aprendizes de espanhol [Stages of interlanguage: A longitudinal study focusing the oral production of Brazilian learners of Spanish]. Unpublished PhD dissertation. Campinas, Brazil: UNICAMP, 2001.
D’ELY, Raquel Carolina Souza Ferraz. A focus on learners’ metacognitive process: the impact of strategic planning, repetition, strategic planning plus repetition, and strategic planning for repetition on L2 performance. Unpublished PhD dissertation. Florianopolis, Brazil: UFSC, 2006.
DeKEYSER, Robert. What makes learning second-language grammar difficult? A review of issues. Language Learning, v. 55, n. 1, p. 1-25, 2005.
DUCATTI, Ana Lúcia Fonseca. A Interação Verbal e a Proficiência Oral na Língua-Alvo na Prática de Sala de Aula: (re)definindo o perfil do professor de uma professora de língua inglesa da escola pública (Verbal Interaction and Oral Proficiency in the Target Language in the Classroom Context: (Re)defining the professional profile of an English teacher in a public school). Unpublished MA thesis. Sao Jose do Rio Preto, Brazil: UNESP, 2010.
FERNANDES, Aline Mara. A (meta)linguagem para explicação gramatical em língua inglesa: subsídios para a elaboração de tarefas do teste oral do EPPLE (Exame de Proficiência para Professores de Língua Estrangeira (Metalanguage to explain grammar in English: Subsides to design tasks of the EPPLE (ProficiencyExamination for Foreign Language Teachers)). Unpublished PhD dissertation. Sao Jose do Rio Preto, Brazil: UNESP, 2016.
FERNANDES, Aline Mara. A Metalinguagem e a Precisão Gramatical na Proficiência Oral de Duas Professoras de Inglês como Língua Estrangeira (Metalanguage and Grammatical Accuracy in the Oral Proficiency of Two English as a Foreign Language Teachers). Unpublished MA thesis. Sao Jose do Rio Preto, Brazil: UNESP, 2011.
FOSTER, Pauline; TONKYN, Alan; WIGGLESWORTH, Gillian. Measuring spoken language: a unit for all reasons. Applied Linguistics, v. 21, n. 3, p. 354-375, 2000.
FULCHER, Glenn. Testing second language speaking. New York: Routledge, 2014.
FULCHER, Glenn; DAVIDSON, Fred; KEMP, Jenny. Effective rating scale development for speaking tests: Performance decision trees. Language Testing, v. 1, n. 28, p. 5-29, 2011.
GUARÁ-TAVARES, Maria da Glória. Pre-task planning, working memory capacity, and L2 speech performance. Unpublished PhD dissertation. Florianopolis, Brazil: UFSC, 2008.
KUIKEN, Folkert; VEDDER, Ineke; HOUSEN, Alex; CLERCQ, Bastien de. Variation in syntactic complexity: Introduction. International Journal of Applied Linguistics, v. 29, p. 161-170, 2019.
LARSEN-FREEMAN, Diane. Teaching Language: from grammar to grammaring. Boston: New House Teacher Development, 2003.
LUOMA, Sari. The nature of speaking. In: LUOMA, Sari. Assessing Speaking. Cambridge: Cambridge University Press, p. 9-28, 2004.
MARTINS, Ana Cláudia. A precisão e a complexidade gramatical em língua inglesa: contribuições à avaliação da proficiência linguística oral do professor de língua estrangeira (Accuracy and gramatical complexity in English: contributions to the assessment of foreign language teachers’ oral linguistic proficiency). Unpublished MA thesis. Sao Jose do Rio Preto, Brazil: UNESP, 2023.
NORRIS, John; ORTEGA, Lourdes. Towards an organic approach to investigating CAF in instructed SLA: The case of complexity. Applied Linguistics, n. 30, p. 555-578, 2009.
OLIVEIRA, Diego Fernando de. Faixas de Proficiência Analíticas para Avaliação da Língua(gem) Oral do Professor de Língua Estrangeira (Analytic Rating Scales to Assess Foreign Language Teachers’ Spoken Language). MA thesis. Sao Jose do Rio Preto, Brazil: UNESP, 2021.
ORTEGA, Lourdes Syntactic complexity measures and their relationship to L2 proficiency: a research synthesis of college-level L2 writing. Applied Linguistics, v. 24, n. 4, p. 492-518, 2003.
THOMSON, Ron. Measurement of accentedness, intelligibility, and comprehensibility. In: KANG, Okim; GINTHER, April (Eds.). Assessment in Second Language Pronunciation. New York: Routledge, 2018, p. 11-29.
WOLFE-QUINTERO, Kate; INAGAKI, Shunji; KIM, Hae-Young. Second language development in writing: measures of fluency, accuracy and complexity. Technical report 17. Manoa, Hawaii, US: University of Hawaii Press, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Letras

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Ficam concedidos a Letras todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os originais não devem ter sido publicados ou submetidos simultaneamente a outro periódico e não serão devolvidos. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não comerciais.


