Resenha de "Produção de Texto: A Redação do ENEM", de Renata Amaral de Matos Rocha e José Ribamar Lopes Batista Júnior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148589201

Palavras-chave:

Redação, Exame Nacional do Ensino Médio

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Peterson Luiz Oliveira da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialista em Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa, pelo Centro Universitário Internacional (Uninter). É professor de Linguagens, Português e Redação na Educação Básica e em cursos particulares preparatórios para Vestibular e Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Atualmente, é coordenador de Redação do Grupo Entrelinhas, professor no curso Sala de Exatas (Boa Vista, Roraima) e elaborador de questões de língua portuguesa na banca Legalle Concursos (Rio Grande do Sul). Tem experiência na área de Linguística e Ensino de Línguas, com ênfase em Produção Textual, Gêneros Textuais e escrita de Redação.

Referências

BAKHTIN, Mikhael. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, Mikhael. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

FUZER, Cristiane; Bilhete orientador como instrumento de interação no processo ensino-aprendizagem de produção textual. Revista Letras, v. 22, n. 44, p. 213-245, 2012.

LEFFA, Vilson José. Malhação na sala de aula: o uso do exercício no ensino de línguas. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 8, n. 1, p. 139-158, 2008.

ROCHA, Renata Amaral de Matos; BATISTA JÚNIOR, José Ribamar Lopes (orgs.). Produção de texto: a redação do ENEM. São Paulo: Pimenta Cultural, 2022. 137 p. Disponível em: https://www.pimentacultural.com/. Acesso em: 28 set. 2024.

SANTOS, Raimundo Brito Oliveira; OLIVEIRA, Helen Cristina de; CARVALHO, Júlio de Jesus; JORGE, Rita Silva; GUIMARÃES, Erika Oliveira; CUNHA, Iara Maria da Silva; FURTUNATO, Kamila Vitória; QUEIROZ, Natan Reis de; SILVA, Keyla Souza Barbosa da. The importance of reading in the classroom. Research, Society and Development, [S. l.], v. 10, n. 4, p. e33510414129, 2021. DOI: 10.33448/rsd-v10i4.14129. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/14129. Acesso em: 29 set. 2024.

Downloads

Publicado

2025-07-04

Como Citar

Silva, P. L. O. da . (2025). Resenha de "Produção de Texto: A Redação do ENEM", de Renata Amaral de Matos Rocha e José Ribamar Lopes Batista Júnior. Letras, 34(1), e89201. https://doi.org/10.5902/2176148589201