Relações discursivas e curriculares do/no Enem 2021: a construção ideológica de seus itens avaliativos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148589604

Palavras-chave:

Enem, Discurso, Ideologia

Resumo

Com este artigo, busco discutir sobre as valorações evocadas pelas estruturas discursivas do Caderno de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias do Enem 2021. Assim, interpreto os diálogos estabelecidos entre a concepção de currículo (Silva, 2005; Apple, 2008, entre outros) e de avaliação (Barriga, 2008; Saviani, 2013, entre outros). Penso também a construção ideológica do ENEM segundo suas valorizações, entendendo sua orientação, dentro do sistema neoliberal, guiada por inúmeras forças heterodiscursivas (Bakthin, 2015 [1975]). Observei, assim, que o Exame resulta de uma disputa ideológica, contrapondo forças centrípetas, mantenedoras do poder hegemônico, e centrífugas, viabilizadoras do uso do ENEM como instrumento de resistência.

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Biografia do Autor

Mayara Duarte Dias, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2023); Professora-pesquisadora da Prefeitura do Rio de Janeiro.

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Publicado

2025-07-04

Como Citar

Dias, M. D. (2025). Relações discursivas e curriculares do/no Enem 2021: a construção ideológica de seus itens avaliativos. Letras, 34(1), e89604. https://doi.org/10.5902/2176148589604