Relações discursivas e curriculares do/no Enem 2021: a construção ideológica de seus itens avaliativos
DOI:
https://doi.org/10.5902/2176148589604Palavras-chave:
Enem, Discurso, IdeologiaResumo
Com este artigo, busco discutir sobre as valorações evocadas pelas estruturas discursivas do Caderno de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias do Enem 2021. Assim, interpreto os diálogos estabelecidos entre a concepção de currículo (Silva, 2005; Apple, 2008, entre outros) e de avaliação (Barriga, 2008; Saviani, 2013, entre outros). Penso também a construção ideológica do ENEM segundo suas valorizações, entendendo sua orientação, dentro do sistema neoliberal, guiada por inúmeras forças heterodiscursivas (Bakthin, 2015 [1975]). Observei, assim, que o Exame resulta de uma disputa ideológica, contrapondo forças centrípetas, mantenedoras do poder hegemônico, e centrífugas, viabilizadoras do uso do ENEM como instrumento de resistência.
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