A hegemonia do teste PISA como indicador da qualidade da educação no Brasil

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148589507

Palabras clave:

Política Educacional

Resumen

Este artigo investiga como o PISA tornou-se uma referência hegemônica na educação brasileira, a ponto de balizar o IDEB, o PNE e a BNCC. Por meio de uma pesquisa documental, com repertório teórico-conceitual da educação e da linguística aplicada, analisamos um corpus de 29 artigos científicos, 55 dissertações e 20 teses, publicadas no Brasil e em Portugal, entre 2015 e 2024. Como resultado, mais do que um indicador internacional neutro e robusto sobre a qualidade da educação, o PISA colabora para a normalização social, revelando-se uma ferramenta de strong power usada pela OCDE como mecanismo de regulação nacional e de harmonização e alinhamento internacional.

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Biografía del autor/a

Fernanda Müller, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Letras pela Universidade Federal de Santa Catarina, (2011), com Pós-Doutorado em Educação pela Universidade do Minho, em Portugal (2024). É Professora da Universidade Federal de Santa Catarina, onde atua como pesquisador no campo do Ensino de Literatura e na Formação de professores, abordando especialmente os temas Letramento Literário; Interdisciplinaridade; Currículo e Avaliação.

José Augusto Pacheco, Universidade do Minho

Doutor em Educação pela Universidade do Minho, em Portugal (1993). Atualmente, é Professor Catedrático da Universidade do Minho, em Portugal, onde atua como pesquisador no campo das Ciências Sociais e da Educação, abordando especialmente os temas: Desenvolvimento Curricular, Avaliação e Inovação Educativa.

Citas

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Publicado

2025-07-04

Cómo citar

Müller, F., & Pacheco, J. A. (2025). A hegemonia do teste PISA como indicador da qualidade da educação no Brasil. Letras, 34(1), e89507. https://doi.org/10.5902/2176148589507