Provas de proficiência e política extensionista na universidade: o Núcleo de Ensino de Línguas da UEMS
DOI:
https://doi.org/10.5902/2176148589605Palabras clave:
Provas de proficiência, Núcleo de Ensino de Línguas, Universidade Estadual de Mato Grosso do SulResumen
Este artigo apresenta um modelo de oferta de provas de proficiência em contexto universitário. Oficializado em 2018, o Setor de Proficiência integra o Núcleo de Ensino de Línguas, órgão ligado à Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), atendendo aos dezoito programas de pós-graduação stricto sensu da instituição e ao público externo, dentro e fora do país. Por seu impacto social, o NEL tornou-se um projeto estratégico, contribuindo para o fortalecimento das políticas de pesquisa e extensão da UEMS.
Descargas
Citas
CHAVES, Aline Saddi; BARROS, Adriana Lúcia de Escobar Chaves de; FERREIRA, Herbertz. Núcleo de Ensino de Línguas: história e impacto social de um programa de extensão universitária. In: NERES, Celi Corrêa... [et al.]. UEMS 30 anos: histórias e memórias de uma universidade inclusiva e de qualidade socialmente referenciada: volume II. Dourados, MS: Editora UEMS, 2023, p. 273-303.
CONSEIL DE L’EUROPE. Histoire et contexte de développement du CECR. s/d. Disponível em: https://www.coe.int/fr/web/common-european-framework-reference-languages/history. Acesso em 29 de set. de 2024.
CONSELHO DA EUROPA. Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas – aprendizagem, ensino, avaliação. Trad. por Maria Joana Pimentel do Rosário e Nuno Verdial Soares. Colecção: Perspectivas Actuais/Educação. Porto Portugal: Edições Asa, 2001.
CUQ, Jean-Pierre (dir.). Dictionnaire de didactique du français langue étrangère et langue seconde. Paris : Clé International, 2003.
DEMANGEON, Alison; TAZOUTI, Youssef. L’engouement pour la pédagogie Montessori ne se dément pas, mais est-elle efficace ? Slate.fr. 1er octobre 2023. Disponível em https://www.slate.fr/story/254129/engouement-pedagogie-montessori-efficace-ecoles-liberte-apprentissage-resultats-developpement. Acesso em 02 de set. de 2024.
DEUS, Sandra de. Extensão universitária: trajetórias e desafios. Santa Maria, RS: Ed. PRE-UFSM, 2020. 96 p.
FORPROEX - Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições de Educação Superior Públicas Brasileiras. Plano Nacional de Extensão Universitária. Política Nacional de Extensão Universitária. 2012. Disponível em: https://proex.ufsc.br/files/2016/04/Política-Nacional-de-Extensão-Universitária-e-book.pdf. Acesso em 10 de out. de 2024.
MARCHEZAN, Maria Tereza Nunes. Perfil de provas elaboradas por professores de inglês na escola pública fundamental. 2005. 163 f. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, 2005.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Letras

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Ficam concedidos a Letras todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os originais não devem ter sido publicados ou submetidos simultaneamente a outro periódico e não serão devolvidos. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não comerciais.


