Proficiency tests and extension policy at the university: the Núcleo de Ensino de Línguas model

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148589605

Keywords:

Proficiency tests, Núcleo de Ensino de Línguas, State University of Mato Grosso do Sul

Abstract

This article aims to present a model for offering proficiency tests in a university context. Officialized in
2018, the Proficiency Sector is part of the Núcleo de Ensino de Línguas (NEL), a language teaching center linked to
the Dean of Extension, Culture and Community Affairs at the State University of Mato Grosso do Sul (UEMS), serving
the institution’s eighteen stricto sensu postgraduate programs and the external public, inside and outside Brazil.
Due to its social impact, NEL has become a strategic project, helping to strengthen UEMS’s research and extension
policies.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Aline Saddi Chaves, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Bacharel, Mestre e Doutora em Letras Português-Francês pela Universidade de São Paulo, com estágio doutoral na Universidade de Paris 3-Sorbonne Nouvelle, co-orientada por Sophie Moirand. Professora de Linguística na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, atuando na Graduação e nos Mestrados Acadêmico e Profissional. Desenvolve e orienta pesquisas em análise do discurso de tendência francesa e bakhtiniana, em torno do discurso das mídias em meio digital; memória e identidade sociocultural de Mato Grosso do Sul; ensino e aprendizagem de gêneros discursivos. Coordena projeto de pesquisa e de extensão no Acervo Maria da Glória Sá Rosa. É líder do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos Bakhtinianos (NEBA/CNPq/UEMS), Chefe do Núcleo de Ensino de Línguas da UEMS, Cônsul honorária da França em Campo Grande desde 2011, e titular da Medalha da Ordem Nacional do Mérito pela República da França.

References

CHAVES, Aline Saddi; BARROS, Adriana Lúcia de Escobar Chaves de; FERREIRA, Herbertz. Núcleo de Ensino de Línguas: história e impacto social de um programa de extensão universitária. In: NERES, Celi Corrêa... [et al.]. UEMS 30 anos: histórias e memórias de uma universidade inclusiva e de qualidade socialmente referenciada: volume II. Dourados, MS: Editora UEMS, 2023, p. 273-303.

CONSEIL DE L’EUROPE. Histoire et contexte de développement du CECR. s/d. Disponível em: https://www.coe.int/fr/web/common-european-framework-reference-languages/history. Acesso em 29 de set. de 2024.

CONSELHO DA EUROPA. Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas – aprendizagem, ensino, avaliação. Trad. por Maria Joana Pimentel do Rosário e Nuno Verdial Soares. Colecção: Perspectivas Actuais/Educação. Porto Portugal: Edições Asa, 2001.

CUQ, Jean-Pierre (dir.). Dictionnaire de didactique du français langue étrangère et langue seconde. Paris : Clé International, 2003.

DEMANGEON, Alison; TAZOUTI, Youssef. L’engouement pour la pédagogie Montessori ne se dément pas, mais est-elle efficace ? Slate.fr. 1er octobre 2023. Disponível em https://www.slate.fr/story/254129/engouement-pedagogie-montessori-efficace-ecoles-liberte-apprentissage-resultats-developpement. Acesso em 02 de set. de 2024.

DEUS, Sandra de. Extensão universitária: trajetórias e desafios. Santa Maria, RS: Ed. PRE-UFSM, 2020. 96 p.

FORPROEX - Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições de Educação Superior Públicas Brasileiras. Plano Nacional de Extensão Universitária. Política Nacional de Extensão Universitária. 2012. Disponível em: https://proex.ufsc.br/files/2016/04/Política-Nacional-de-Extensão-Universitária-e-book.pdf. Acesso em 10 de out. de 2024.

MARCHEZAN, Maria Tereza Nunes. Perfil de provas elaboradas por professores de inglês na escola pública fundamental. 2005. 163 f. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, 2005.

Published

2025-07-04

How to Cite

Chaves, A. S. (2025). Proficiency tests and extension policy at the university: the Núcleo de Ensino de Línguas model. Letras, 34(1), e89605. https://doi.org/10.5902/2176148589605