Do exame Celpe-Bras às experiências com o ensino de português para pessoas deslocadas: uma entrevista com a professora e pesquisadora Rosane Silveira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148589592

Palavras-chave:

Celpe-Bras, Português como língua estrangeira/adicional, Pessoas deslocadas, imigrantes e refugiados

Resumo

Esta entrevista com a Professora Rosane Silveira visa contribuir para o conhecimento acerca do Exame Celpe-Bras, bem como às práticas de ensino e aprendizagem do português brasileiro como língua adicional. Durante a conversa com sua orientanda, Rosane equilibra memórias de uma trajetória formativa com observações sobre aspectos históricos, técnicos e pedagógicos do exame, observando-o criticamente no contexto das políticas linguísticas atuais. Esta entrevista pode interessar a professores e pesquisadores da área de linguística aplicada, avaliadores de proficiência e gestores de políticas públicas para o ensino e aprendizagem de português como língua adicional.

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Biografia do Autor

Camila Alvares Pasquetti, Universidade Federal de Santa Catarina

Formada em Letras Português e Inglês e em Turismo. Mestre em Letras: Inglês e Literatura Correspondente (2005), doutora em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários (2018), ambos pelo Programa de Pós-Graduação em Inglês da Universidade Federal de Santa Catarina, com pesquisa desenvolvida nas áreas de literatura e tradução. Pós-doutorado em andamento pelo PPGI/UFSC com pesquisa sobre aprendizagem e ensino do Celpe-Bras. Áreas de interesse e pesquisa: ensino de inglês e português, tradução, literatura. 

Rosane Silveira, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora do Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras da Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC. Atua no ensino de inglês como língua estrangeira, desenvolvimento fonológico português-inglês e metodologia de pesquisa quantitativa e ensino de português como segunda língua. É pesquisadora do CNPq, membro da Comissão de Fonética da ABRALIN e foi membro da Diretoria da ABRALIN de 2022 a 2024. Foi coordenadora do Exame CELPE-Bras e da Rede Andifes - Idiomas sem Fronteiras (IsF), ambos na UFSC. É coordenadora do grupo de pesquisa Fonética e Fonologia da Língua Inglesa e também do Núcleo de Pesquisa e Ensino em Português Língua Estrangeira. Orienta práticas pedagógicas da Rede Andifes - IsF na área de Português como Língua Estrangeira.

 

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Publicado

2025-07-04

Como Citar

Pasquetti, C. A., & Silveira, R. (2025). Do exame Celpe-Bras às experiências com o ensino de português para pessoas deslocadas: uma entrevista com a professora e pesquisadora Rosane Silveira. Letras, 34(1), e89592. https://doi.org/10.5902/2176148589592