Do exame Celpe-Bras às experiências com o ensino de português para pessoas deslocadas: uma entrevista com a professora e pesquisadora Rosane Silveira
DOI:
https://doi.org/10.5902/2176148589592Palavras-chave:
Celpe-Bras, Português como língua estrangeira/adicional, Pessoas deslocadas, imigrantes e refugiadosResumo
Esta entrevista com a Professora Rosane Silveira visa contribuir para o conhecimento acerca do Exame Celpe-Bras, bem como às práticas de ensino e aprendizagem do português brasileiro como língua adicional. Durante a conversa com sua orientanda, Rosane equilibra memórias de uma trajetória formativa com observações sobre aspectos históricos, técnicos e pedagógicos do exame, observando-o criticamente no contexto das políticas linguísticas atuais. Esta entrevista pode interessar a professores e pesquisadores da área de linguística aplicada, avaliadores de proficiência e gestores de políticas públicas para o ensino e aprendizagem de português como língua adicional.
Downloads
Referências
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira. Documento base do exame Celpe-Bras. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2020. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/centrais-de-conteudo/acervo-linha-editorial/publicacoes-institucionais/avaliacoes-e-exames-da-educacao-basica/documento-base-do-exame-celpe-bras. Acesso em: 27 jan. 2025.
BACHMAN, Lyle F.; PALMER, Adrian S. Language testing in practice: Designing and developing useful language tests. Oxford University Press, 1996.
CABRAL, Fernanda Cristine Ribeiro; ZAPAROLI, Beatriz Laurenti; MOTTA, Clara. Lusofonia, língua adicional e proposta de ensino: uma reflexão sobre a área de Português como Língua Adicional com Margarete Schlatter In: Português como língua estrangeira/segunda língua: diálogos com pesquisadoras. Org. Ana Cecília Cossi Bizon, Cláudia Hilsdorf Rocha. – Campinas, SP : Unicamp - Publicações IEL, 2022. pp. 22-36.
DA SILVA, Robson Ribeiro; LIMA, Jane Helen Gomes de; SILVEIRA, Rosane. Entrevista ao Professor Domingos Sávio Pimentel Siqueira da Universidade Federal da Bahia. Ilha do Desterro, v. 73, p. 459-465, 2020. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8026.2020v73n1p459
DE OLIVEIRA, Ana Carolina Bofo; DA SILVA, Dhafinny. RESENDE, Guilherme. Celpe-Bras, ensino e formação de professores de Português como Língua Estrangeira e seus desafios: uma entrevista com Matilde Scaramucci. In: Português como língua estrangeira/segunda língua: diálogos com pesquisadoras. Org. Ana Cecília Cossi Bizon, Cláudia Hilsdorf Rocha. – Campinas, SP : Unicamp - Publicações IEL, 2022, pp 7-21.
DINIZ, Leandro Rodrigues Alves. Políticas linguísticas para o ensino de português como língua adicional: acolhimento ou silenciamento? Entrevistadora: Marília Lima Pimentel Cotinguiba. RE-UNIR, Rondônia, v. 8, n. 1, p. 231-242, 2021.
SCHLATTER, Margarete; BULLA, Gabriela da Silva; COSTA, Everton Vargas da. Português como língua adicional: uma entrevista com Margarete Schlatter. Revista virtual de estudos da linguagem-ReVEL. Novo Hamburgo, RS, 2020.
SCHLATTER, Margarete; SCHOFFEN, Juliana Roquele; SIRIANNI, Gabrielle Rodrigues; SEGAT, Giovana Lazzaretti. Letramento em avaliação: Formação de avaliadores da parte escrita do Celpe-Bras. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 36, p. e11489, 2025. DOI: 10.18222/eae.v36.11489.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Letras

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Ficam concedidos a Letras todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os originais não devem ter sido publicados ou submetidos simultaneamente a outro periódico e não serão devolvidos. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não comerciais.


