Surdez, educação e trabalho

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X35960

Palavras-chave:

Educação, Surdez, Trabalho

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo mostrar um panorama do estado da arte das produções acadêmicas, cuja temática relaciona a formação educacional dos surdos e sua atuação no mercado de trabalho, com a finalidade é obter um aprofundamento no processo investigativo da pesquisa de campo, que faz parte de uma pesquisa de Doutoramento, intitulada O surdo, a educação e o trabalho: uma análise dessa tríade no mercado de trabalho em Aracaju/Se. Para a realização da coleta de dados foi consultado o Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O período da busca foi demarcado, inicialmente, pelo último ano em que estavam disponíveis as informações no Banco de Teses, ou seja, 2018, e retrocedendo-se cinco anos, temos como corte inicial o ano de 2014. No entanto, tendo identificado apenas uma produção relacionada a esta temática, foi realizada outra busca, de forma geral, sem delimitar período, com o intuito de obter um número maior de trabalhos publicados. Para a organização dos dados coletados e a fim de analisar o corpus encontrado, foram definidas duas categorias de análise: (i) tipos de pesquisa, e (ii) abordagem teórica. A sistematização dos dados foi feita a partir de quadros por considerar-se que os dados neles apresentados consolidam uma análise quantitativa e descritiva. A pesquisa em questão nos permite conhecer a não evolução das produções que relacionam surdez, educação e trabalho, pois a caracterização das produções aponta temas silenciados, evidenciando a necessidade de novas investigações na área.

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Biografia do Autor

Valéria Simplício da Silva, Professora mestre do Departamento de Libras da Universidade Federal de Sergipe

Professora Assistente da Universidade Federal de Sergipe no Departamento de Libras, doutoranda em Educação pela Universidade Federal da Bahia e mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe. Possui Especialização em Libras, Educação Inclusiva e Educação Especial. É graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Sergipe. Foi professora do Núcleo de Pós-graduação Lato Sensu da Faculdade São Luís de França, em Aracaju-Se, nos Cursos de Especialização em Libras e Educação Especial. Atua, principalmente, nos seguintes temas: estudos fonéticos/fonológicos e variação linguística da Libras, metodologia de ensino da Libras como segunda língua para ouvintes, teorias da tradução e interpretação da Libras- Língua Portuguesa e escrita de língua de sinais pelo Sistema Signwriting, Inclusão social e educacional dos surdos.

Miguel Angel Garcia Bordas, Professor Doutor do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia

Professor Titular Aposentado da Universidade Federal da Bahia (UFBA) no Departamento de Educação; Doutor em Filosofia pela Universidad Complutense de Madrid (UCM); Pós-Doutor em Sociosemiótica pela Universidade Autonoma de Barcelona (UAB)

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Publicado

2020-03-09

Como Citar

Silva, V. S. da, & Bordas, M. A. G. (2020). Surdez, educação e trabalho. Revista Educação Especial, 33, e6/ 1–16. https://doi.org/10.5902/1984686X35960

Edição

Seção

Revisão de literatura/Estudo teórico

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