A criança com deficiência visual em situações de brincadeiras na Educação Infantil

Autores

  • Keuri Costa Carvalhais da Rocha Universidade Federal de São Paulo, Unifesp.
  • Erica Aparecida Garrutti-Lourenço Universidade Federal de São Paulo - Unifesp

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X14841

Palavras-chave:

Deficiência visual, Inclusão, Brincar.

Resumo

Esta pesquisa investigou a participação da criança com deficiência visual em contextos de brincadeiras na Educação Infantil. Pautou-se na perspectiva histórico-cultural de desenvolvimento humano, de Vigotski, ao considerar que atribui importante papel às relações sociais e as consideram subsídios na construção da brincadeira. O estudo se efetivou em uma creche de um município da Região Metropolitana da cidade de São Paulo em uma turma de maternal, em que havia uma criança cega matriculada. Pautou-se no caráter qualitativo e se constituiu como estudo de caso, tendo como participantes: uma criança cega, as duas educadoras da turma do maternal, a coordenadora e a vice-diretora da creche. Para a coleta de dados, foi realizada observação simples da rotina dessa turma, essencialmente em relação ao brincar, em dois momentos: março e abril de 2012; e junho de 2012. Os instrumentos de registro foram notas de campo, fotografias e gravações em vídeos. Depois da observação, foram feitas as entrevistas por pautas, tendo como participantes as duas educadoras, a coordenadora e a vice-diretora. Os resultados revelaram que a criança com deficiência visual se utiliza dos seus sentidos remanescentes nos contextos de brincadeiras; a importância de se trabalhar a orientação e mobilidade desde os anos iniciais; e, além disso, a necessidade da atuação do educador como mediador nas situações de brincadeiras para que se potencialize o desenvolvimento integral da criança e principalmente a sua linguagem.

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Biografia do Autor

Keuri Costa Carvalhais da Rocha, Universidade Federal de São Paulo, Unifesp.

Mestranda em Educação e Saúde na Infância e Adolescência pela Universidade Federal de São Paulo, Unifesp.

Erica Aparecida Garrutti-Lourenço, Universidade Federal de São Paulo - Unifesp

Doutora em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, USP

Professora no Curso de Pedagogia, Departamento de Educação, Unifesp, Campus de Guarulhos.

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Publicado

2015-05-11

Como Citar

Rocha, K. C. C. da, & Garrutti-Lourenço, E. A. (2015). A criança com deficiência visual em situações de brincadeiras na Educação Infantil. Revista Educação Especial, 28(52), 339–350. https://doi.org/10.5902/1984686X14841

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua