Concepções de futuros professores a respeito da educação inclusiva e Educação Especial
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X28085Palabras clave:
Concepções, Educação Inclusiva, Educação Especial.Resumen
Na relação ensino-aprendizagem, as variáveis pessoais do professor precisam ser consideradas, pois a aprendizagem do aluno é determinada também pela qualidade da relação interpessoal entre eles. Portanto, o processo de formação do professor precisa ser capaz de lidar com tais características psicossociais do professor, levando-o a refletir sobre elas e eventualmente modifica-las para favorecer a aprendizagem. Há muitas variáveis que podem afetar o bom desempenho do professor. Neste artigo, são analisadas e discutidas as concepções de futuros professores a respeito da Educação Inclusiva e Educação Especial, considerando que tais concepções podem afetar profundamente a natureza das ações pedagógicas desenvolvidas pelo professor na sua relação com alunos com diferentes características, incluindo aqueles que apresentam diferenças ou dificuldades especiais. A partir das análises, concluímos que ao menos no que concerne às concepções que foram avaliadas, o conhecimento teórico e prático apresentado pelos docentes, por intermédio da matriz curricular do curso de Pedagogia da UNESP de Marília, parece ter exercido algum efeito nas concepções dos estudantes do referido curso. Significa que as temáticas relacionadas à Educação Inclusiva e à Educação Especial podem estar sendo devidamente discutidas, durante o processo de formação inicial desses estudantes, possibilitando-lhes apresentar concepções sobre Educação Inclusiva e Educação Especial coerentes com a legislação vigente e com a proposta desse curso de Pedagogia.
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