Identificação inicial de alunos com altas habilidades ou superdotação: avaliação intelectual, de desempenho escolar e indicação pelos professores

Autores/as

  • Lurian Dionizio Mendonça http://orcid.org/0000-0003-1734-6676
  • Olga Maria Piazentin Rolim Rodrigues Faculdade de Ciências, Unesp - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Bauru.
  • Vera Lúcia Messias Fialho Capellini Faculdade de Ciências, Unesp - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Bauru.

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X24120

Palabras clave:

Altas Habilidades ou Superdotação, Identificação, Educação Especial.

Resumen

O presente estudo realizou uma identificação inicial de 259 alunos de ensino fundamental com indicadores de Altas Habilidades ou Superdotação (AH/SD) a partir da aplicação do Teste das Matrizes Progressivas Coloridas de Raven, do Teste de Desempenho Escolar (TDE) e da indicação dos professores dos alunos que mais se sobressaiam em sala de aula e em que áreas. Dos alunos, 11,36% tiveram desempenho muito superior à média no Teste de Raven e 3,86% deles apresentaram pelo menos dois resultados superiores no TDE. Os professores indicaram 33 alunos e as características mais observadas foram a capacidade de pensamento abstrato – talento científico-matemático e o talento verbal. Para a análise dos alunos com indicadores de AH/SD observou-se pouca concordância entre os instrumentos. Foram, então, identificados 81 alunos com indicativos de AH/SD, que preencheram pelo menos um dos critérios estabelecidos, ou seja, ser classificado dentro do percentil 90 ou mais no Teste de Raven, apresentar pelo menos dois superiores nos subtestes do TDE ou ser indicado por seus professores, para a participação em avaliações mais detalhadas para definição do diagnóstico.

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Biografía del autor/a

Lurian Dionizio Mendonça

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem da Faculdade de Ciências, Unesp, Bauru.

Olga Maria Piazentin Rolim Rodrigues, Faculdade de Ciências, Unesp - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Bauru.

Professora Adjunta do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem, da Faculdade de Ciências, Unesp, Bauru.

Vera Lúcia Messias Fialho Capellini, Faculdade de Ciências, Unesp - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Bauru.

Professora Adjunto do Departamento de Educação, do Programa de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem e do Programa em Docência para a Educação Básica, da Faculdade de Ciências, Unesp, Bauru.

Publicado

2017-04-11

Cómo citar

Mendonça, L. D., Rodrigues, O. M. P. R., & Capellini, V. L. M. F. (2017). Identificação inicial de alunos com altas habilidades ou superdotação: avaliação intelectual, de desempenho escolar e indicação pelos professores. Revista De Educación Especial, 30(57), 203–218. https://doi.org/10.5902/1984686X24120

Número

Sección

Artigos – Demanda contínua

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