Habilidades Sociais de alunos surdos na perspectiva de professores da classe bilíngue, da classe comum e intérprete

Autores/as

  • Ana Claudia Paviani Casalli Universidade Federal de São Carlos
  • Carolina Severino Lopes da Costa Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X20286

Palabras clave:

Educação Especial, Habilidades Sociais, Surdez.

Resumen

Este trabalho objetivou descrever o repertório de habilidades sociais, problemas de comportamento e a competência acadêmica de 15 crianças/adolescentes com surdez, na visão de professores de classe bilíngue, intérprete e de professores de classes comuns. Participaram deste estudo quatro professores e um intérprete, sendo dois de classe comum e dois de classe bilíngue. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados, o Sistema de Avaliação de Habilidades Sociais (SSRS-BR). A avaliação dos professores para as três escalas do instrumento – Habilidades Sociais, Problemas de Comportamento e Competência Acadêmica – foi positiva, pois a maioria dos alunos foi classificada com repertórios medianos e altos. Os resultados ainda mostraram-se contrários à hipótese inicial, pois esperava-se que as professoras da classe bilíngue, por atuarem diretamente com os alunos surdos, utilizando a Libras como língua de instrução, pudessem avaliá-los de forma mais positiva, com relação às Habilidades Sociais, Problemas de Comportamento e Competência Acadêmica, quando comparados às avaliações dos professores da classe comum, o que não ocorreu.  Conclui-se que de modo geral os alunos surdos foram avaliados com um repertório mediano de habilidades sociais e competência acadêmica, sendo os professores da classe comum os que fizeram avaliações mais positivas. Sugere-se que pesquisas com a utilização de outras medidas de avaliação sejam realizadas para aprofundar e confirmar os dados obtidos.

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Biografía del autor/a

Ana Claudia Paviani Casalli, Universidade Federal de São Carlos

Aluna de Iniciação Científica do curso de Licenciatura em Educação Especial, Departamento de Psicologia.

Carolina Severino Lopes da Costa, Universidade Federal de São Carlos

Professora adjunta dos cursos de Licenciatura em Educação Especial e de Psicologia e da Pós-Graduação em Educação Especial.

Publicado

2017-04-11

Cómo citar

Casalli, A. C. P., & Costa, C. S. L. da. (2017). Habilidades Sociais de alunos surdos na perspectiva de professores da classe bilíngue, da classe comum e intérprete. Revista De Educación Especial, 30(57), 55–68. https://doi.org/10.5902/1984686X20286

Número

Sección

Artigos – Demanda contínua

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