Um estudo sobre a realidade da inclusão de pessoas com deficiência na educação superior no Paraná.
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X17215Palabras clave:
Inclusão, Educação superior, Deficiência.Resumen
Este estudo integra as discussões apresentadas na dissertação de Mestrado em Educação, as quais analisaram a inclusão dos estudantes com deficiência na Educação Superior, com ênfase na análise de questões de acesso, permanência e aprendizagem, buscando compreender o processo de inclusão dos mesmos em instituições de Educação Superior do município de Umuarama, na região Noroeste do Paraná. Para o estudo, foram entrevistados estudantes matriculados, concluintes e desistentes, no período de 2008 a 2014. Utilizaram-se os pressupostos da pesquisa qualitativa/quantitativa, descritiva, analítica por ser considerada adequada na compreensão da vida dos participantes em seu cotidiano universitário, buscando-se identificar, por meio da análise dos dados obtidos nas entrevistas, os eixos norteadores deste estudo. A base bibliográfica é de autores que discutem a educação das pessoas com deficiência e a inclusão educacional na Educação Superior. O estudo revela como unidades de significados 1- dificuldades e desafios encontrados pelas pessoas com deficiência na Educação Superior especialmente no que se refere ao processo de ensino e aprendizagem; 2- as situações de preconceito e 3- aspectos da acessibilidade e a importância da participação da família na vida acadêmica, como elementos fundamentais para permanência ou abandono desses estudantes nas IES. A análise dos dados revela que a permanência desses estudantes na Educação Superior ocorre em meio a dificuldades, como falta de materiais adequados e preconceito. Ações de responsabilidade das IES ficaram a cargo das famílias, que assumem papel relevante para que eles superem dificuldades impostas pela própria deficiência. A compreensão e estímulo de professores e de amigos são condições que auxiliam na permanência e conclusão do curso.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos o artigo a ser submetido para avaliação na Revista Educação Especial (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação Especial (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).