Salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE) na rede regular pública de ensino paranaense: desafios, limites e possibilidades do paradigma inclusivo
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X17121Palabras clave:
Inclusão, alunos com necessidades educacionais especiais, salas de atendimento educacional especializado (A.E.E.).Resumen
Este estudo busca fomentar discussões e reflexões quanto aos desafios, limites e possibilidades da inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais na rede regular de ensino. No âmbito legal, a inclusão é um elemento inerente ao direito social da educação, pautando-se em princípios de justiça social, nesta perspectiva as salas de atendimento educacional especializado (AEE) constituem-se como facilitadoras da inclusão de alunos especiais nas escolas regulares, porém para que seu potencial seja explorado a contento, faz-se necessário a priorização do paradigma inclusivo em oposição a práticas excludentes, com destaque para a atuação do educador enquanto facilitador do processo de inclusão no espaço escolar. Ademais esta pesquisa expõe dados empíricos coletados qualitativamente em três escolas públicas da região metropolitana de Curitiba, no que tange ao atendimento educacional especializado em salas multifuncionais, ressalta-se a peculiaridade do estado do Paraná, o qual considera como clientela da Educação Especial, conforme determinação federal, alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades/superdotação, e por normatização estadual, estende seu atendimento a educandos com transtornos funcionais específicos.
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