Salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE) na rede regular pública de ensino paranaense: desafios, limites e possibilidades do paradigma inclusivo

Autores/as

  • Denize Cristina Kaminski Ferreira Universidade Federal do Paraná (UFPR)

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X17121

Palabras clave:

Inclusão, alunos com necessidades educacionais especiais, salas de atendimento educacional especializado (A.E.E.).

Resumen

Este estudo busca fomentar discussões e reflexões quanto aos desafios, limites e possibilidades da inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais na rede regular de ensino. No âmbito legal, a inclusão é um elemento inerente ao direito social da educação, pautando-se em princípios de justiça social, nesta perspectiva as salas de atendimento educacional especializado (AEE) constituem-se como facilitadoras da inclusão de alunos especiais nas escolas regulares, porém para que seu potencial seja explorado a contento, faz-se necessário a priorização do paradigma inclusivo em oposição a práticas excludentes, com destaque para a atuação do educador enquanto facilitador do processo de inclusão no espaço escolar. Ademais esta pesquisa expõe dados empíricos coletados qualitativamente em três escolas públicas da região metropolitana de Curitiba, no que tange ao atendimento educacional especializado em salas multifuncionais, ressalta-se a peculiaridade do estado do Paraná, o qual considera como clientela da Educação Especial, conforme determinação federal, alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades/superdotação, e por normatização estadual, estende seu atendimento a educandos com transtornos funcionais específicos.

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Biografía del autor/a

Denize Cristina Kaminski Ferreira, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Mestre em Educação; Especialista em Educação Especial e Inclusiva e Graduada em Pedagogia. Docente da Educação Básica e do Ensino Superior na Universidade Federal do Paraná - UFPR e na Faculdade de Campina Grande do Sul - FACSUL/PR.

Publicado

2016-08-09

Cómo citar

Ferreira, D. C. K. (2016). Salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE) na rede regular pública de ensino paranaense: desafios, limites e possibilidades do paradigma inclusivo. Revista De Educación Especial, 29(55), 281–294. https://doi.org/10.5902/1984686X17121

Número

Sección

Artigos – Demanda contínua

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