Analisando as contribuições do Programa Nacional pela Alfabetização na Idade Certa frente à prática pedagógica inclusiva dos professores orientadores de estudos
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X16465Palabras clave:
Educação Inclusiva, Prática pedagógica, Processos de ensino e aprendizagem.Resumen
A alfabetização dos alunos com deficiência tem sido um dos maiores desafios encontrados pelo professor durante o processo de inclusão escolar. Diante disso, investir na formação continuada desse professor irá contribuir para que ele ressignifique sua prática pedagógica levando-o a acreditar na alfabetização do aluno com deficiência. Foi problematizando essas questões que esta pesquisa foi proposta. O objetivo do estudo foi realizar uma avaliação sobre as possíveis contribuições que o Programa Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC trouxe aos professores orientadores de estudo, participantes do Programa, no que diz respeito à prática pedagógica frente aos alunos com necessidades educacionais especiais, por meio de uma entrevista semiestruturada. Para tanto, realizamos uma pesquisa em que participaram 347 professores orientadores de estudos do PNAIC/Rio Grande do Sul, coordenado pela Universidade Federal de Santa Maria. Após a análise desses dados, constatamos que o PNAIC contribuiu com a prática pedagógica inclusiva de 74,06% dos orientadores de estudo. Também, verificamos que o programa contribuiu significativamente para a formação profissional e pessoal desses professores, proporcionando um espaço de troca de experiência culminando em reflexões sobre suas práticas pedagógicas frente à heterogeneidade que se faz presente na sala de aula.
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