Pedagogia diferenciada e desenho universal para a aprendizagem como suporte à acessibilidade curricular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X93472

Palavras-chave:

Práticas pedagógicas, Acessibilidade curricular, Aprendizagem

Resumo

A escola para todos é concebida através da democratização da educação e a construção de práticas pedagógicas, que promovam a acessibilidade curricular, se faz necessária. Nesta perspectiva, as proposições teórico-conceituais da Pedagogia Diferenciada de Philippe Meirieu e do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) podem auxiliar nesse processo. O presente artigo tem como questão norteadora: “Como as proposições conceituais da Pedagogia Diferenciada e do DUA se aproximam e possibilitam a acessibilidade curricular?”. Objetiva buscar pontos de conexão entre os princípios destas duas proposições teórico-conceituais que possibilitem a promoção da acessibilidade curricular nas práticas pedagógicas. A pesquisa construída é um estudo teórico, de abordagem qualitativa e exploratória. Os pontos de interlocução entre as proposições teórico-conceituais estão na circulação do desejo presente na Relação Pedagógica e o Engajamento ao considerar a importância de despertar e manter no aluno o ímpeto de aprender sobre o assunto apresentado. No alinhamento entre o princípio da representação, e o caminho didático, que prevê as formas de interação com o conhecimento, ou seja, as diferentes formas de acesso. E a forma de reconhecer as estratégias de aprendizagem e proporcionar diferentes formas de ação e expressão do que foi compreendido são maneiras de avaliar o desenvolvimento dos saberes pelos alunos. As proposições se interconectam ao apostarem na educabilidade (Meirieu, 1998) e no sucesso da aprendizagem de todos. Acreditar nas potencialidades de todos é manter altas expectativas de êxito para todos os estudantes (CAST, 2018) e promover formas diversificadas de desenvolver as habilidades em todos os sujeitos na escola.

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Biografia do Autor

Eliane Sperandei Lavarda, Prefeitura Municipal de Santa Maria

Graduada em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria (2001). Especialista em Psicopedagogia - Abordagem Institucional e Clínica pelo Centro Universitário Franciscano (2002).Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2014). Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2023). Professora de Educação Especial na Prefeitura Municipal de Santa Maria - RS, atuando em Sala de Recursos.Professora de Educação Especial na Rede Estadual de Ensino do Estado do Rio Grande do Sul, atuando em Sala de Recursos. Experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial. 

Fabiane Romano de Souza Bridi, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/2000). Especialização em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/2001) e Especialização em Psicopedagogia - Abordagem Clínica e Institucional pelo Centro Universitário Franciscano (UNIFRA/2002). Concluiu o Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEDU/UFRGS/2004) com o trabalho intitulado "O lugar das diferenças e as configurações dos espaços escolares". Integra como pesquisadora o Núcleo de Estudos em Políticas de Inclusão Escolar - NEPIE/UFRGS. Foi professora de Departamento de Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC/2007-2011) e coordenadora do Curso de Especialização em Psicopedagogia - Abordagens Clínica e Institucional da UNISC. Foi professora da Rede Municipal de Ensino de Santa Maria com atuação no atendimento educacional especializado com alunos em situação de inclusão. Concluiu o Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEDU/UFRGS/2011) com a tese "Processos de identificação e diagnóstico: os alunos com deficiência mental no contexto do atendimento educacional especializado". Ingressou na Universidade Federal de Santa Maria em 2011, e atualmente é Professora Associada do Departamento de Educação Especial, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação e ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria. Coordena o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Maria, bem como coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Escolarização e Inclusão (NUEPEI/UFSM) e atua nas áreas da educação, educação especial e psicopedagogia, com ênfase nos processos inclusivos. 

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Publicado

2025-12-19

Como Citar

Lavarda, E. S., & Bridi, F. R. de S. (2025). Pedagogia diferenciada e desenho universal para a aprendizagem como suporte à acessibilidade curricular. Revista Educação Especial, 38(1), e89/01–18. https://doi.org/10.5902/1984686X93472

Edição

Seção

Dossiê – Acessibilidade: invenções a serviço da ética da inclusão

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