Alunos com deficiência intelectual e aprendizagem significativa: uma sequência didática sobre o tema - coronavírus

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X61983

Palavras-chave:

Educação Especial, Deficiência Intelectual, Aprendizagem Significativa.

Resumo

O presente artigo vai relatar o planejamento, desenvolvimento e aplicação de uma sequência didática no formato de Unidade compartilhada de Ensino Potencialmente Significativa (UcEPS), uma variação da Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), sobre o tema Coronavírus. Esta alternativa diferenciada justifica-se pelo fato de tratar-se de um trabalho interdisciplinar, ou seja, o compartilhamento refere-se a abordagem do tema por mais de uma disciplina. A metodologia utilizada foi de cunho qualitativo. Os alunos que participaram deste trabalho frequentam a Escola Estadual na modalidade de Educação Especial Emílio Mudrey, na cidade de Turvo, no interior do estado do Paraná, são dezoito alunos de turmas daEJA (Educação de Jovens e Adultos). O objetivo principal foi verificar a pertinência da utilização desse tipo de sequência didática que, intrinsecamente oportuniza a aprendizagem significativa através dos oito passos nela previstos e, se foi possível verificar indícios dessa aprendizagem nos alunos. O texto é enriquecido com a fundamentação teórica necessária para subsidiá-lo, dessa forma serão tratados assuntos como deficiência intelectual, sequência didática e aprendizagem significativa. Observou-se no findar da aplicação da UcEPS que a mesma produziu bons resultados e, que evidências de aprendizagem significativa puderam ser percebidos, podendo assim afirmar que este tipo de sequência tem potencial para ser considerada uma alternativa proveitosa para o ensino de alunos com deficiência intelectual.

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Biografia do Autor

Cristiane Hammel, Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava, PR

Mestra pela Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava, PR, Brasil.

Sandro Aparecido dos Santos, Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava, PR

Doutor pela Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava, PR, Brasil.

 

Ricardo Yoshimitsu Miyahara, Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava, PR

Doutor pela Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava, PR, Brasil.

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Publicado

2021-01-20

Como Citar

Hammel, C., Santos, S. A. dos, & Miyahara, R. Y. (2021). Alunos com deficiência intelectual e aprendizagem significativa: uma sequência didática sobre o tema - coronavírus. Revista Educação Especial, 34, e1/1–17. https://doi.org/10.5902/1984686X61983

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua

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